Continua após a publicidade..
“O missionário que se volta para o índio, prega-lhe em tupi e compõe autos devotos (e, por vezes, circenses) com o fim de convertê-lo, é um difusor do salvacionismo ibérico para quem a vida do selvagem estava imersa na barbárie (…).”
BOSI, A. Dialética da colonização, São Paulo, Companhia das
Letras, 2000, p. 92
Entre os diversos aspectos que caracterizaram a presença dos jesuítas no Brasil colonial estão:
- A) A política missionária, o alargamento das fronteiras da fé cristã e a ação educativa desenvolvida em seus colégios.
- B) A defesa da tolerância religiosa, o combate à escravização de negros africanos e o desenvolvimento de eficientes métodos pedagógicos.
- C) A aceitação das práticas religiosas indígenas, a inflexível imposição do idioma português e a perspectiva salvacionista.
- D) A defesa da escravização indígena, o combate às práticas mercantis e a mística da devotio moderna.
- E) A condenação do uso de imagens nas celebrações litúrgicas, a tradução da Bíblia para o tupi e o distanciamento das orientações do Concílio de Trento.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549 juntamente com o primeiro governador-geral, Tome de Souza. Eram comandados pelo padre Manuel da Nóbrega. A função tida como santa pela igreja católica imbuída aos missionários era de arrebanhar novos cristãos neste mundo novo que estava se apresentando, a função jesuítica era catequizar, tornando assim mais próximas as relações entre nativos e colonizadores.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário