Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Processo de Independência do Brasil - História - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) No processo histórico da chegada de D. João VI e de sua corte ao Brasil,

  • A) as naus portuguesas atravessaram o Atlântico protegidas por navios franceses, comandados pelo general Junot.
  • B) os governantes espanhóis foram poupados pelos franceses, o que possibilitou, nas décadas seguintes, estabilidade política em suas colônias.
  • C) os valores da monarquia portuguesa foram preservados por meio de práticas de fidelidade ao governante, como a cerimônia do beija-mão.
  • D) diminuiu o controle luso sobre o comércio marítimo nos portos brasileiros e aumentou a presença de navios piratas ingleses na nossa costa.
  • E) o comércio de escravos diminuiu imediatamente em 1808, por conta da pressão inglesa, que exigia o fim do tráfico negreiro e a introdução do trabalho assalariado.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

A vinda da família real para o Brasil significou um verdadeiro transplante da corte portuguesa para a América, o que possibilitou alguns especialistas de se referirem ao processo como a "interiorização da metrópole" no Brasil. Assim, junto com todo o aparelho burocrático e administrativo do governo luso para sua colônia, os costumes e valores ligados à autoridade régia teriam também sido preservados. Pode-se chegar à resposta correta, também, através da eliminação das demais alternativas, pois apresentam erros factuais e cronológicos. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Continua após a publicidade..

2) Embora a independência política do Brasil tenha sido declarada somente em 1822, o início do processo de emancipação pode ser relacionado com uma conjuntura anterior, na qual um acontecimento de grande impacto desencadeou as mudanças que levaram à separação entre o Brasil e Portugal. Esse  fato, que assinalou o final 

efetivo da situação colonial, foi:
 
efetivo da situação colonial, foi:
 
  • A) a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, que introduziu no Brasil as ideias iluministas e republicanas, minando a monarquia portuguesa;
  • B) a Inconfidência Baiana, ocorrida em 1798, que introduziu no Brasil as idéias jacobinas e revolucionárias, levando ao fim do domínio lusitano;
  • C) a transferência da Corte para o Brasil em 1808, que significou a presença do aparato estatal metropolitano na Colônia, a qual passou a ser a sede da monarquia portuguesa;
  • D) a Revolução Pernambucana de 1817, que trouxe para o cenário político brasileiro o ideário maçônico e republicano;
  • E) a convocação das cortes de Lisboa em 1820, que exigiram o retorno de Dom João para Portugal e a recolonização do Brasil.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

A instalação do governo português no Rio de Janeiro eliminou, na prática, a condição de colônia, já que o monopólio comercial, peça central da dominação da metrópole, foi abolido ainda em 1808. Em 1815, ainda com a Família Real no Rio, o estatuto colonial foi oficialmente abolido, com o Brasil se tornando Reino Unido a Portugal e Algarves.

3) Encerrado o período colonial no Brasil, entre as várias instituições que a metrópole implantou no país, uma sobreviveu à Independência. Trata-se das:

  • A) Províncias gerais.
  • B) Milícias rurais.
  • C) Guardas nacionais.
  • D) Câmaras municipais.
  • E) Cortes de justiça
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

 O enorme período colonial brasileiro, ou seja, o período em que o Brasil era colônia de Portugal durou entre 1500 até 1822. Para governar a colônia, Portugal fundou algumas instituições que, mesmo depois da "independência" se mantiveram fortes e indispensáveis para a manutenção do governo Imperial de Pedro I e, mesmo posteriormente, de Pedro II, como as Câmaras Municipais . O fato é que nossa independência não constituiu verdadeiramente uma quebra com Portugal, pelo contrário, alguns estudiosos falam num processo de "interiorização da metrópole", ou seja, a Metrópole transferida para os trópicos. O Brasil Independente passou a ser governado por um Bragança e assim seguiu até o fim do período Imperial em 1889.
Continua após a publicidade..

4) O comércio da Bahia é muito ativo; esta cidade serve de entreposto para os produtos do sertão, que por ela se exportam para as diversas partes do mundo; motivo pelo qual se encontram em seu porto navios de todas as nacionalidades. (…) Os habitantes das costas vizinhas trazem todos os produtos de suas plantações para a capital, a fim de trocá-los por mercadorias de diversos países. Essas trocas constantes e ativas rapidamente fizeram da Bahia uma importante cidade, que parece exceder de muito, em tamanho, o Rio de Janeiro.

Príncipe Maximiliano Wied Neuwvied, Viagem ao Brasil, 1820
 
O acontecimento histórico que está diretamente ligado ao contexto descrito pelo autor foi:
  • A) a Revolta dos Malês.
  • B) a independência dos Estados Unidos.
  • C) o fim do Bloqueio Continental.
  • D) a elevação de Salvador à capital da Colônia.
  • E) a abertura dos portos brasileiros às nações estrangeiras.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

D. João VI, fugindo da investida napoleônica contra Portugal, refugia-se no Brasil com o apoio da Inglaterra. Chegando à Colônia D. João logo a eleva à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e, cumprindo o acordo que tinha feito com a Inglaterra, executou o decreto de "Abertura dos Portos às Nações Amigas" em 28 de janeiro de 1808 em Salvador. Quebrava-se, assim, o "Exclusivo Metropolitano", e dava-se ao Brasil oportunidade de estabelecer relações comerciais com outras nações, dando mais liberdade aos homens de negócios que aqui residiam. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.

5) A independência política do Brasil, não foi um movimento idílico (sonho, devaneio), como mostram alguns livros didáticos. Na verdade, ela decorre de um processo que se iniciou nos chamados movimentos nativistas e se estendeu para além do sete de setembro de 1822. Sobre este processo, é correto afirmar:

 
  • A) A instalação do governo português na colônia, em 1808, é um dos fatores fundamentais para se entender a independência do Brasil. Entre as medidas adotadas de imediato por D. João a diminuição de impostos gerou uma euforia e apoio ao novo governo em diversos setores da sociedade.
  • B) A Revolução do Porto e as medidas que se seguiram a esse acontecimento em Portugal evidenciaram interesses em recolonizar o Brasil. Essa possibilidade fermentou ainda mais na  colônia o movimento pela autonomia política.
  • C) O imperador D. Pedro I, mesmo enfrentando resistência à proclamação da independência em algumas regiões do país, não aceitou que mercenários, ou qualquer outra pessoa que não fizesse parte do exército regular, participasse da luta para assegurar a autonomia política.
  • D) Algumas províncias que tinham maioria portuguesa em suas Juntas Governativas, após a proclamação da independência, resistiram à separação entre Brasil e Portugal. Entre essas províncias destacamse Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba.
  • E) O projeto inicial de independência, encabeçado pelas lideranças advindas do clero, da magistratura e da burocracia, previa o rompimento com toda a estrutura 
    colonial e a possibilidade do país de se livrar, ao mesmo tempo, de duas dominações: a portuguesa e a inglesa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

No período em que, no Brasil, estava começando a esboçar a tendência da independência, em Portugal estava ocorrendo a Revolução do Porto (1820). A situação era a seguinte: enquanto o objetivo dos portugueses para sua terra natal era o mais liberal possível, em relação à colônia a tendência era extremamente regressista, dando sinais de que poderia haver interesse em uma recolonização do Brasil que, nesse momento, era reino unido de Portugal. Portanto, a alternativa mais adequada é a letra B.
Continua após a publicidade..

6) A organização política do Brasil, depois da separação de Portugal, diferenciava-se da dos outros países latino-americanos que se haviam tornado independentes no mesmo período. Assinale a alternativa CORRETA.

 
  • A) Após a Independência, o Brasil adotou a monarquia como regime de governo.
  • B) A Independência significou melhoria nas condições de vida da maioria da população.
  • C) A partir da Independência, extinguiram-se todas as formas de trabalho escravo.
  • D) Com a Independência, é promulgada a Primeira Constituição Brasileira.
  • E) Após a Independência, o Brasil passou a sofrer forte influência econômica da Espanha, principal potência econômica na época.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

Sabe-se que, enquanto as antigas colônias da América Hispânica se organizaram em repúblicas após suas independências, o Brasil - antiga América Portuguesa - seguiu uma tendência contrária: se organizou em uma Monarquia, tendo como chefe de Estado e Governo o Imperador D. Pedro I. Portanto, a alternativa mais adequada é a letra A.

7) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira “redescoberta do Brasil”, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros Viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado:

  • A) à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios;
  • B) à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil;
  • C) à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia;
  • D) à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto;
  • E) à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

 1808 foi um ano de importância imensa para o Brasil Colônia. Com a instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, o Brasil deixou de ser uma simples colônia e foi elevado à categoria de "Reino Unido a Portugal e Algarves". De fato, a chegada de D. João VI às terras brasileiras, inaugurou um novo tempo para a realidade do Brasil; várias atitudes de D. João abriram o Brasil para o mundo, principalmente a Abertura dos Portos às Nações Amigas. Com essas atitudes modernizadoras, muitos artistas e cientistas estrangeiros passaram a se deslocar para o Novo Mundo, a fim de estudarem aquele território tão famoso e místico e levarem aos seus países o maior número de informações possíveis sobre aquelas novas terras.
Continua após a publicidade..

8) Fui à terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como celeiros e armazéns não diferentes do que chamamos na Inglaterra de armazéns italianos, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. (…) As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras Superfino de Londres  saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil.

Maria Graham. Diário de uma viagem ao Brasil
São Paulo, Edusp, 1990, p. 230 (Publicado originalmente em 1824). Adaptado.
Esse trecho do diário da inglesa Maria Graham refere-se à sua estada no Rio de Janeiro em 1822 e foi escrito em 21 de janeiro deste mesmo ano. Essas anotações mostram alguns efeitos

  • A) do Ato de Navegação, de 1651, que retirou da Inglaterra o controle militar e comercial dos mares do norte, mas permitiu sua interferência nas colônias ultramarinas do sul.
  • B) do Tratado de Methuen, de 1703, que estabeleceu a troca regular de produtos portugueses por mercadorias de outros países europeus, que seriam também distribuídas nas colônias.
  • C) da abertura dos portos do Brasil às nações amigas, decretada por D. João em 1808, após a chegada da família real portuguesa à América.
  • D) do Tratado de Comércio e Navegação, de 1810, que deu início à exportação de produtos do Brasil para a Inglaterra e eliminou a concorrência hispano-americana.
  • E) da ação expansionista inglesa sobre a América do Sul, gradualmente anexada ao Império Britânico, após sua vitória sobre as tropas napoleônicas, em 1815.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Quando o príncipe-regente assinou a carta régia de 28 de janeiro de 1808, que abriu os portos brasileiros ao comércio com as “nações amigas de Portugal”,somente a Grã-Bretanha atendia plenamente a essa condição. Daí a entrada maciça, a partir daquele momento, de produtos e até de traços culturais ingleses no Brasil. Esse fluxo seria fortalecido pelo Tratado de Comércio e Navegação anglo-português de 1810, que favoreceu as exportações inglesas para o Brasil (ao contrário do que consta na alternativa d) com tarifas aduaneiras preferenciais.
 
Resposta pesquisada na internet: Fonte Objetivo.

9) A invasão da Península Ibérica pelas forças de Napoleão Bonaparte levou a Coroa portuguesa, apoiada pela Inglaterra, a deixar Lisboa e instalar-se no Rio de Janeiro. Tal decisão teve desdobramentos notáveis para o Brasil. Entre eles,

  • A) a chegada ao Brasil do futuro líder da independência, a extinção do tráfico negreiro e a criação das primeiras escolas primárias.
  • B) o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro e a primeira constituição do Brasil.
  • C) o fim dos privilégios mercantilistas portugueses, o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos.
  • D) a abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.
  • E) a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

A questão necessita de conhecimento factual sobre o assunto, tendo como correta a alternativa D, já que essa trata da abertura dos portos brasileiros, que até então eram fechados, e a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses, fato que ocorreu quando a família real veio para o Brasil e a imprensa régia instalada também durante esse período.
Continua após a publicidade..

10) Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à

  • A) tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América.
  • B) disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia.
  • C) perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África.
  • D) descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais.
  • E) intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

Em 1808, o expansionismo francês empreendido pelos exércitos de Napoleão Bonaparte havia chegado à Península Ibérica. A Inglaterra  estava isolada dos outros países por ameaças francesas, mas Portugal dependia do comércio com a ilha britânica. Assim, a família real portuguesa transferiu a sede do reinado para o Brasil, escoltada durante a viagem por embarcações inglesas. A transferência se liga diretamente às disputas comerciais e territoriais entre França e Inglaterra.
1 2