Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(ENEM 2017) Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundos de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo. Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.

Questão de Física do ENEM sobre Leis de Newton

Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) 2

O enunciado fala que a força exercida pelo cinto (sobre o tórax e abdômen do motorista) pode causar lesões graves nos órgãos internos, ou seja, quanto menor a força resultante menor será o risco de lesão.
Lembrando da segunda lei de Newton:
FR = m . a

Como o experimento foi feito utilizando bonecos de mesma massa, então, a menor força resultante sobre o passageiro será aquela em que a aceleração máxima também for menor.
Analisando o gráfico, vemos que essa situação ocorrerá no cinto 2.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..