Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Movimentos da Terra - Geografia - 1º ano do ensino médio

Continua após a publicidade..

1) (UFPR) “Se olharmos para o céu numa noite clara sem lua, os objetos mais brilhantes que vemos são os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.Também percebemos um número muito grande de estrelas que são exatamente iguais ao nosso Sol, embora muito distantes de nós. Algumas dessas estrelas parecem, de fato, mudar sutilmente suas posições com relação umas às outras, à medida que a Terra gira em torno do Sol.”

(HAWKING, S. W. Uma breve história do tempo: do Big Bang aos Buracos Negros. Rio de Janeiro: Rocco, 1988. p. 61.)

 A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

I. O movimento da Terra ao qual o autor se refere determina uma órbita elíptica em que o planeta ora se afasta, ora se aproxima do Sol.

II. O movimento da Terra em torno do Sol é responsável pela sucessão dos dias e das noites.

III. As posições relativas de planetas e estrelas permitem, há muitos séculos, aorientação no espaço terrestre; a constelação do Cruzeiro do Sul, no hemisfério Sul, e a Estrela Polar, no hemisfério Norte, são pontos de referência para esse tipo de orientação.

IV. A distribuição desigual das temperaturas, determinante da vida em distintos lugares da superfície terrestre, está relacionada, entre outros fatores, à forma esférica da Terra e ao ângulo de incidência dos raios solares.

 Assinale a alternativa correta.

  • A) Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B) Somente a afirmativa II é verdadeira.
  • C) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
  • D) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra D) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

Veja por quê:

  • A afirmativa I é verdadeira porque a órbita da Terra é uma elipse com o Sol em um dos focos, o que significa que a distância entre eles varia ao longo do ano. O ponto mais próximo é chamado de periélio e o mais distante é chamado de afélio
  • A afirmativa II é falsa porque o movimento da Terra em torno do Sol não é responsável pela sucessão dos dias e das noites, mas sim pelo ciclo das estações do ano. O que causa o dia e a noite é a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo, que leva cerca de 24 horas
  • A afirmativa III é verdadeira porque as posições relativas de planetas e estrelas podem ser usadas para orientação no espaço terrestre, desde que se conheça o padrão de suas constelações. No hemisfério Sul, o Cruzeiro do Sul é uma constelação que aponta para o sul celeste, enquanto no hemisfério Norte, a Estrela Polar é uma estrela que fica próxima do norte celeste
  • A afirmativa IV é verdadeira porque a distribuição desigual das temperaturas na superfície terrestre depende de vários fatores, entre eles a forma esférica da Terra e o ângulo de incidência dos raios solares. A forma esférica faz com que os raios solares atinjam diferentes regiões com diferentes intensidades, sendo mais fortes na zona equatorial e mais fracos nas zonas polares. O ângulo de incidência também afeta a quantidade de energia solar que chega a cada ponto da superfície, sendo maior quando o Sol está mais alto no céu e menor quando o Sol está mais baixo
Continua após a publicidade..

2) (UTFPR – adaptada) A relação Sol – Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

  • A) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
  • B) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.
  • C) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
  • D) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.
  • e) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa incorreta é a letra A, pois o movimento de rotação não determina os ciclos da produção agrícola, mas sim o movimento de translação. O movimento de translação é que provoca as variações sazonais do clima, influenciando na temperatura, na precipitação, na umidade e na luminosidade. Esses fatores afetam o desenvolvimento das plantas e a época de plantio e colheita.

As outras alternativas estão corretas, pois:

  • O movimento de rotação é o que faz com que a Terra gire em torno de seu próprio eixo, gerando os dias e as noites. Se a Terra não tivesse esse movimento, haveria uma grande diferença térmica entre os dois hemisférios, tornando a vida impossível em muitas regiões.
  • O movimento de translação é o que faz com que a Terra orbite em torno do Sol, seguindo uma trajetória elíptica. Esse movimento, associado à inclinação do eixo terrestre, determina a duração do fotoperíodo diário, ou seja, o tempo de exposição à luz solar. No hemisfério sul, o dia mais longo do ano ocorre em 22 de dezembro, quando se inicia o verão. Nesse dia, o solstício de verão, o hemisfério sul está mais inclinado em direção ao Sol, recebendo mais radiação solar.
  • O movimento de rotação também é responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura. Como a Terra gira no sentido anti-horário, parte de sua superfície fica iluminada pelo Sol, enquanto a outra parte fica na sombra. Isso faz com que haja a alternância entre o dia e a noite, com variações de temperatura ao longo do dia.

3) (UDESC SC/2011) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;

II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;

III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

Assinale a alternativa correta.

  • A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C) Somente a afirmativa II é verdadeira.
  • D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • E) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a E). As afirmativas I e III são verdadeiras, mas a afirmativa II é falsa.

A afirmativa I é verdadeira porque o movimento de rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, de oeste para leste.

A afirmativa III é verdadeira porque o movimento de rotação é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

A afirmativa II é falsa porque a incidência da luz solar não é uniforme ao longo do Equador. O Equador é o único lugar da Terra onde a incidência da luz solar é constante ao longo do dia, mas mesmo assim, há um gradiente de luminosidade, com a luz solar sendo mais intensa no zênite e menos intensa no horizonte.

Portanto, a resposta correta é a (E), somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

Continua após a publicidade..

4) “Sucessão dos dias e das noites, interfere na circulação atmosférica e nas correntes marítimas, achatamento dos polos e levou a criação dos Fusos Horários.” Este importante movimento é conhecido por:

  • A) Translação.
  • B) Gravitacional.
  • C) Rotação.
  • D) Solstício.
  • E) Equinócios.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a C) rotação.

O movimento de rotação da Terra é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, de oeste para leste. Esse movimento tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela sucessão dos dias e das noites.

A rotação também interfere na circulação atmosférica e nas correntes marítimas, pois a diferença na incidência de luz solar nos diferentes pontos da Terra causa diferenças na temperatura e na pressão atmosférica, o que impulsiona os ventos e as correntes marítimas.

Além disso, a rotação é responsável pelo achatamento dos polos da Terra, pois a força centrífuga causada pelo movimento de rotação empurra as massas da Terra para fora do equador.

Finalmente, a rotação também levou à criação dos fusos horários, pois foi necessário dividir o planeta em diferentes zonas para que as pessoas pudessem ter uma referência comum para o tempo.

As demais opções estão incorretas.

A opção (A) está incorreta porque o movimento de translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, e não é responsável pela sucessão dos dias e das noites.

A opção (B) está incorreta porque a força gravitacional é a força que atrai a Terra e os outros corpos celestes, mas não é responsável pelo movimento de rotação da Terra.

As opções (D) e (E) estão incorretas porque os solstícios e os equinócios são fenômenos que ocorrem em decorrência do movimento de translação da Terra.

5) As estações do ano, assunto que se aprende desde a mais tenra idade, estão intimamente relacionadas com os climas terrestres. Isto ocorre porque

  • A) a inclinação do eixo terrestre, mais o movimento de translação da Terra em torno do Sol, expõe as diversas regiões do planeta a diferentes incidências de luz e calor.
  • B) o planeta, durante sua órbita, se distancia muito do Sol no solstício e se aproxima em demasia do Sol no equinócio.
  • C) em certas ocasiões, aproximadamente de 11 em 11 anos, o Sol emite maior concentração de energia, o que altera a recepção de calor.
  • D) todo o ano ocorre a conjunção dos planetas (mesmo ponto no plano da órbita), o que ocasiona o calor do verão.
  • E) a Lua, na sua órbita em torno da Terra, desvia os raios solares nos dias de solstício, ocasionando, nos diferentes hemisférios, maior e menor incidência de calor.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a (A). A inclinação do eixo terrestre, mais o movimento de translação da Terra em torno do Sol, expõe as diversas regiões do planeta a diferentes incidências de luz e calor.

No solstício de verão, o hemisfério norte está inclinado para o Sol, recebendo mais luz e calor. No solstício de inverno, o hemisfério norte está inclinado para longe do Sol, recebendo menos luz e calor.

Essa diferença na incidência de luz e calor é responsável pelas diferentes estações do ano.

As demais opções não estão corretas.

A opção (B) está incorreta porque o planeta não se distancia muito do Sol no solstício e nem se aproxima em demasia do Sol no equinócio.

A opção (C) está incorreta porque a variação da concentração de energia emitida pelo Sol é muito pequena para causar alterações significativas nas temperaturas da Terra.

A opção (D) está incorreta porque a conjunção dos planetas ocorre apenas algumas vezes por ano, e não todo o ano.

A opção (E) está incorreta porque a Lua não desvia os raios solares nos dias de solstício.

Continua após a publicidade..

6) Quando o Sol, em seu movimento aparente anual ao redor da Terra, “toca” a linha do Equador, diz-se que ocorre:

  • A) o solstício de verão.
  • B) o solstício de inverno.
  • C) a maré de sizígia.
  • D) o equinócio.
  • E) a maior diferença de duração dos dias e das noites.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a D)equinócio.

O equinócio ocorre duas vezes ao ano, em março e setembro. Nessas datas, o Sol está alinhado com a linha do Equador, de modo que os raios solares incidem perpendicularmente a essa linha. Como resultado, a duração do dia e da noite é igual em todos os pontos da Terra.

As alternativas (A) e (B) estão incorretas porque os solstícios ocorrem quando o Sol está mais distante ou mais próximo da linha do Equador. A alternativa (C) está incorreta porque as marés de sizígia ocorrem quando o Sol e a Lua estão alinhados com a Terra. A alternativa (E) está incorreta porque a maior diferença de duração dos dias e das noites ocorre nos solstícios.

7) No dia 23 de setembro de 2008, teve início a estação da primavera no Hemisfério Sul. Portanto,

  • A) ocorreu o solstício de verão, responsável pela noite mais longa de inverno no Polo Norte, e o dia mais longo na Antártica.
  • B) ocorreu ao meio-dia, horário de Brasília, a incidência da luz solar, perpendicularmente ao paralelo 32º S, fenômeno chamado de equinócio.
  • C) os raios solares incidiram, ao meio-dia solar, perpendicularmente à linha do Equador, evidenciando igualdade na distribuição da luz nos hemisférios Norte e Sul, a partir do paralelo inicial.
  • D) aconteceu um solstício, momento em que o Sol, devido ao movimento de translação da Terra, está mais distante do nosso Planeta.
  • E) nos trópicos, aconteceu a maior incidência da luz solar no ano, evidenciando as mais altas temperaturas na área intertropical. Esse fenômeno climático denomina-se equinócio.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a C)os raios solares incidiram, ao meio-dia solar, perpendicularmente à linha do Equador, evidenciando igualdade na distribuição da luz nos hemisférios Norte e Sul, a partir do paralelo inicial.

O início da primavera no Hemisfério Sul ocorre no equinócio de setembro, quando os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador. Nesse momento, a duração do dia e da noite é igual em todos os pontos da Terra.

As alternativas (A), (B) e (D) estão incorretas porque o solstício de verão ocorre no Hemisfério Norte, e não no Hemisfério Sul. A alternativa (E) está incorreta porque a maior incidência da luz solar no ano ocorre no verão, e não no equinócio.

Continua após a publicidade..

8) Durante a translação da Terra e em função da sua obliquidade e esfericidade, o ângulo de incidência dos raios solares se modifica durante o ano. Assinale a única alternativa correta sobre os fenômenos observados quando ocorrem os equinócios durante o ano.

  • A) A incidência do Sol é vertical sobre o Equador e mais oblíqua perto dos polos.
  • B) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Câncer e oblíqua no Equador.
  • C) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Capricórnio e oblíqua na latitude 23ºS.
  • D) A duração do dia é maior que a duração da noite no Hemisfério Sul.
  • E) A duração do dia é menor que a duração da noite no Hemisfério Sul.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a A) A incidência do Sol é vertical sobre o Equador e mais oblíqua perto dos polos.

Durante os equinócios, a Terra está alinhada com o Sol, de modo que os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador. Isso ocorre porque o eixo de rotação da Terra está inclinado em 23,5º em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol.

No Equador, a incidência dos raios solares é vertical em todos os dias do ano. No entanto, nos equinócios, a incidência dos raios solares é perpendicular em todos os pontos da Terra.

Assim, nos equinócios, a duração do dia e da noite é igual em todos os pontos da Terra.

As alternativas (B), (C) e (E) estão incorretas porque a incidência do Sol é perpendicular ao Equador nos equinócios, e não nos trópicos de Câncer ou de Capricórnio. A alternativa (D) está incorreta porque a duração do dia e da noite é igual em todos os pontos da Terra nos equinócios.

9) Considerando a posição geográfica do Brasil no Globo Terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA

  • A) Em relação ao Planeta, encontra-se inteiramente no hemisfério ocidental.
  • B) Parte do território do complexo regional amazônico ocupa o hemisfério norte.
  • C) Seu extenso território localiza-se na região centro-ocidental da América do Sul.
  • E) Sua posição na Terra faz com que seu clima seja predominantemente tropical.
FAZER COMENTÁRIO

A afirmativa incorreta é a C). O Brasil está localizado na América do Sul, que é um continente que se estende da América Central até a Antártida. A região centro-ocidental da América do Sul é ocupada pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina. O Brasil está localizado no leste da América do Sul, e seu território estende-se do Oceano Atlântico até a fronteira com o Paraguai, Argentina e Bolívia.

As demais afirmativas estão corretas. O Brasil está inteiramente no hemisfério ocidental, pois todos os seus pontos estão a oeste do meridiano de Greenwich. Parte do território do complexo regional amazônico ocupa o hemisfério norte, pois o paralelo do Equador, que divide a Terra em hemisférios norte e sul, passa pelo extremo norte do Brasil. A posição do Brasil na Terra faz com que seu clima seja predominantemente tropical, pois o país está localizado na zona intertropical, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

Continua após a publicidade..

10) (UFPelRS/2009) O movimento de translação é a órbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetória é realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma  velocidade média de 29,9 km/s. Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita, o planeta é iluminado de maneira diferente pelo Sol, em determinadas e diferentes épocas do ano, o que ocasiona as quatro estações do ano. Com relação ao movimento de translação da Terra, é correto afirmar que

  • A) as ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para norte ou para o sul.
  • B) os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solstícios de inverno e de verão.
  • C) os momentos em que a Terra está no afélio coincidem com o início dos equinócios de primavera e do de outono.
  • D) a incidência da luz do Sol de maneira igual sobre os dois hemisférios, em determinada época do ano, caracteriza os solstícios.
  • E) a maior incidência da luz do Sol em uma época do ano sobre o hemisfério norte, e em outra sobre o hemisfério sul, caracteriza os equinócios.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra A, pois os solstícios ocorrem quando o Sol atinge a maior ou menor declinação em relação ao equador celeste, que é a projeção do equador terrestre na esfera celeste. Nesses momentos, o Sol se encontra sobre o Trópico de Câncer ou o Trópico de Capricórnio, que são os pontos mais distantes do equador celeste.