Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UTFPR – adaptada) A relação Sol – Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa incorreta é a letra A, pois o movimento de rotação não determina os ciclos da produção agrícola, mas sim o movimento de translação. O movimento de translação é que provoca as variações sazonais do clima, influenciando na temperatura, na precipitação, na umidade e na luminosidade. Esses fatores afetam o desenvolvimento das plantas e a época de plantio e colheita.

As outras alternativas estão corretas, pois:

  • O movimento de rotação é o que faz com que a Terra gire em torno de seu próprio eixo, gerando os dias e as noites. Se a Terra não tivesse esse movimento, haveria uma grande diferença térmica entre os dois hemisférios, tornando a vida impossível em muitas regiões.
  • O movimento de translação é o que faz com que a Terra orbite em torno do Sol, seguindo uma trajetória elíptica. Esse movimento, associado à inclinação do eixo terrestre, determina a duração do fotoperíodo diário, ou seja, o tempo de exposição à luz solar. No hemisfério sul, o dia mais longo do ano ocorre em 22 de dezembro, quando se inicia o verão. Nesse dia, o solstício de verão, o hemisfério sul está mais inclinado em direção ao Sol, recebendo mais radiação solar.
  • O movimento de rotação também é responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura. Como a Terra gira no sentido anti-horário, parte de sua superfície fica iluminada pelo Sol, enquanto a outra parte fica na sombra. Isso faz com que haja a alternância entre o dia e a noite, com variações de temperatura ao longo do dia.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..