Continua após a publicidade..
No dia 23 de setembro de 2008, teve início a estação da primavera no Hemisfério Sul. Portanto,
- A) ocorreu o solstício de verão, responsável pela noite mais longa de inverno no Polo Norte, e o dia mais longo na Antártica.
- B) ocorreu ao meio-dia, horário de Brasília, a incidência da luz solar, perpendicularmente ao paralelo 32º S, fenômeno chamado de equinócio.
- C) os raios solares incidiram, ao meio-dia solar, perpendicularmente à linha do Equador, evidenciando igualdade na distribuição da luz nos hemisférios Norte e Sul, a partir do paralelo inicial.
- D) aconteceu um solstício, momento em que o Sol, devido ao movimento de translação da Terra, está mais distante do nosso Planeta.
- E) nos trópicos, aconteceu a maior incidência da luz solar no ano, evidenciando as mais altas temperaturas na área intertropical. Esse fenômeno climático denomina-se equinócio.
Resposta:
A resposta correta é a C)os raios solares incidiram, ao meio-dia solar, perpendicularmente à linha do Equador, evidenciando igualdade na distribuição da luz nos hemisférios Norte e Sul, a partir do paralelo inicial.
O início da primavera no Hemisfério Sul ocorre no equinócio de setembro, quando os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador. Nesse momento, a duração do dia e da noite é igual em todos os pontos da Terra.
As alternativas (A), (B) e (D) estão incorretas porque o solstício de verão ocorre no Hemisfério Norte, e não no Hemisfério Sul. A alternativa (E) está incorreta porque a maior incidência da luz solar no ano ocorre no verão, e não no equinócio.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário