Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Mackenzie SP/2019) “A grande lavoura açucareira na colônia brasileira iniciou-se com o uso extensivo da mão de obra indígena (…) Do ponto de vista dos portugueses, no período de escravidão indígena, o sistema de relações de trabalho era algo que fora pormenorizado elaborado. Tal período foi também aquele em que o contato entre os europeus e o gentio começou a criar categorias e definições sociais e raciais que caracterizaram continuamente a experiência colonial.”

Schwartz, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Cia das Letras, 2005, p. 57.

Sobre o trabalho escravo durante o período colonial é correto afirmar que

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E)

  • O trabalho indígena foi utilizado inicialmente por meio do escambo, que consistia na troca de objetos de valor simbólico ou utilitário pelos portugueses por serviços prestados pelos nativos, especialmente na extração do pau-brasil.
  • Com a implantação da economia açucareira, os portugueses passaram a escravizar os indígenas, que resistiam ao trabalho compulsório e fugiam para o interior. Além disso, a escravidão indígena enfrentava a oposição da Igreja Católica, que defendia a catequização dos nativos.
  • A solução encontrada pelos colonos foi a importação de escravos africanos, que já eram utilizados pelos portugueses nas ilhas atlânticas. Os africanos eram considerados mais adaptados ao trabalho na lavoura, mais resistentes às doenças e mais fáceis de serem controlados.
  • A escravidão africana tornou-se a principal forma de trabalho na colônia a partir do século XVII, substituindo gradativamente a escravidão indígena, que foi proibida em 1680 pelo Marquês de Pombal.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..