Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFGD MS/2019) Leia este trecho do poema Navio Negreiro (1883), de Castro Alves.

III
Desce do espaço imenso, ó águia do oceano! Desce mais … inda mais… não pode olhar humano Como o teu mergulhar no brigue voador! Mas que vejo eu aí… Que quadro d’amarguras! É canto funeral! … Que tétricas figuras! … Que cena infame e vil… Meu Deus! Meu Deus! Que horror!

IV
Era um sonho dantesco… o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros… estalar de açoite… Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar…

Disponível em: http://www.culturabrasil.org/navionegreiro.htm.

Ao longo da história, ocorreram movimentações de contingentes humanos no Brasil, que influenciaram a formação social, política e econômica do território e da população brasileiros. Assinale a alternativa correta que denomina a classificação do movimento populacional intenso e involuntário de parte considerável da população de um território que é forçada (muitas vezes, com violência) a se dispersar para outros territórios, a exemplo do tráfico de milhões de africanos que foram trazidos de forma violenta, degradante e involuntária para o trabalho escravo, ocorrido no Brasil, entre os séculos XVI e XIX.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra A.

Diáspora é o termo que designa o deslocamento forçado ou voluntário de grandes massas populacionais originárias de uma determinada região para outras áreas, geralmente distantes, por motivos diversos, como guerras, perseguições, escravidão, fome, etc. A diáspora africana foi um dos maiores exemplos de diáspora na história, pois envolveu o tráfico de milhões de pessoas da África para as Américas e outras partes do mundo, durante os séculos XVI e XIX, para servirem como escravos nas colônias europeias.

As outras alternativas não se aplicam ao caso, pois:

  • Migração pendular é o movimento diário de pessoas entre dois lugares, geralmente entre o local de residência e o local de trabalho ou estudo.
  • Migração interna é o deslocamento de pessoas dentro de um mesmo país, podendo ser entre regiões, estados ou cidades.
  • Evacuação é o ato de retirar pessoas de um local perigoso ou ameaçado, geralmente por motivos de segurança ou emergência.
  • Êxodo rural é o fenômeno de migração de pessoas do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida, trabalho e educação.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..