Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UniCESUMAR PR/2020) França e Holanda invadiram e instalaram colônias no litoral brasileiro ao longo do período colonial. São exemplos dessas investidas:

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, exemplos dessas investidas.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra E.

A França Antártica foi uma tentativa de colonização francesa no Brasil, entre 1555 e 1567, na região da Baía de Guanabara, onde hoje se localiza o Rio de Janeiro. Os franceses contaram com a aliança dos índios tamoios e tupinambás, mas foram expulsos pelos portugueses, liderados por Estácio de Sá, em 1567.

A Cidade Maurícia foi o nome dado à parte de Recife que foi ocupada pelos holandeses entre 1637 e 1644, durante o governo de Maurício de Nassau, que promoveu diversas melhorias urbanas, culturais e econômicas na região. Os holandeses foram expulsos pelos portugueses e pelos nativos, após a Insurreição Pernambucana, em 1654.

As demais alternativas são incorretas, pois:

  • A letra A é falsa, pois a capital da França Equinocial foi fundada em São Luís do Maranhão em 1612, mas foi tomada pelos portugueses em 1615, antes da criação da Companhia das Índias Ocidentais, que ocorreu em 1621, e que colonizou o Brasil holandês, ocupando Olinda em 1630.
  • A letra B é falsa, pois o Palácio de Nova Friburgo foi construído pelos portugueses em 1818, para abrigar os imigrantes suíços que fundaram a cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. A cidade de Macapá foi fundada pelos portugueses em 1758, e nunca fez parte da Guiana Francesa, que é uma possessão francesa desde 1674.
  • A letra C é falsa, pois a ocupação temporária de Salvador pelos holandeses ocorreu em 1624, e foi repelida pelos portugueses no ano seguinte. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança entre os índios tamoios e os franceses, que durou de 1554 a 1567, e que visava combater os portugueses e os tupis, seus aliados.
  • A letra D é falsa, pois a primeira colonização do Rio de Janeiro por calvinistas franceses foi a França Antártica, já mencionada na alternativa E. A participação dos comerciantes holandeses na Guerra dos Mascates, em Pernambuco, contra os portugueses, é uma invenção, pois essa guerra foi um conflito interno entre os senhores de engenho e os comerciantes de Recife, em 1710.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..