Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(ENEM/2017) Os cartógrafos portugueses teriam falseado as representações do Brasil nas cartas geográficas, fazendo concordar o meridiano com os acidentes geográficos de forma a ressaltar uma suposta fronteira natural dos domínios lusos. O delineamento de uma grande lagoa que conectava a bacia platina coma amazônica já era visível nas primeiras descrições geográficas e mapas produzidos por Gaspar Viegas, no Atlas de Lopo Homem (1519), nas cartas de Diogo Ribeiro (1525-27), no planisfério de André Homen (1559), nos mapas de Bartolomeu Velho (1561).

KANTOR, Í. Usos diplomáticos da ilha-Brasil: polêmicas cartográficas e historiográficas. Varia Historia, n. 37, 2007 (adaptado).

De acordo com a argumentação exposta no texto, um dos objetivos das representações cartográficas mencionadas era

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é (A). O texto afirma que os cartógrafos portugueses teriam falseado as representações do Brasil nas cartas geográficas, fazendo concordar o meridiano com os acidentes geográficos de forma a ressaltar uma suposta fronteira natural dos domínios lusos. Isso indica que o objetivo das representações cartográficas era garantir o domínio da Metrópole sobre o território cobiçado.

As demais alternativas não são corretas porque:

(B) está incorreta porque o Tratado de Tordesilhas não previa um meridiano preciso para demarcar as fronteiras entre os domínios portugueses e espanhóis.
(C) está incorreta porque as populações nativas já habitavam o território antes da chegada dos europeus.
(D) está incorreta porque o Império Inca já havia sido conquistado pelos espanhóis antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
(E) está incorreta porque a viabilidade comercial do empreendimento colonial era um objetivo dos portugueses, mas não o principal objetivo das representações cartográficas mencionadas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..