Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert EinsteinSP/2019) Mil anos antes da “descoberta” do Brasil pelos europeus, um grande movimento de migração parece ter se iniciado no sul da floresta amazônica. Os povos que se moviam falavam línguas aparentadas, de uma grande família de línguas que denominamos tupi-guarani. Praticavam a coivara e eram bons caçadores e pescadores.

(Norberto Luiz Guarinello. Os primeiros habitantes do Brasil, 2009. Adaptado.)

A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que os referidos povos

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a E). O texto afirma que os povos que se moviam praticavam a coivara, que é uma forma de agricultura primitiva que consiste em queimar uma área de floresta para plantar e, após a colheita, deixar o solo em pousio por alguns anos. Além disso, o texto afirma que os povos eram bons caçadores e pescadores, o que sugere que eles tinham um conhecimento profundo do ambiente natural e das técnicas de sobrevivência.

As demais alternativas são incorretas por seguintes razões:

(A) O texto afirma que os povos praticavam a agricultura, o que contradiz a afirmação de que eles se limitavam ao extrativismo.
(B) O texto não faz nenhuma referência à natureza das relações entre os povos que se moviam e outros grupos nativos ou com os colonizadores portugueses.
(C) O texto não faz nenhuma referência à origem dos povos que se moviam ou ao domínio da cerâmica.
(D) O texto não faz nenhuma referência a conflitos entre os povos que se moviam e outros grupos indígenas.

Portanto, a alternativa (E) é a única que se baseia no texto e nos conhecimentos sobre a história dos povos indígenas do Brasil.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..