Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FATEC SP/2013) Quando a esquadra de Cabral chegou ao território que hoje chamamos de Brasil, o escrivão Pero Vaz de Caminha registrou, em uma longa carta ao rei, os principais acontecimentos. Entre eles, Caminha destacou: “Nesta terra, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. Águas são muitas, infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitar, dar-se-á nesta terra tudo, por bem das águas que tem.”

(pt.scribd.com/doc/7011303/Marilena-Chaui-Brasil-Mito-Fundador-e-Sociedade-AutoritAria Acesso em: 08.03.2013. Adaptado)

Relacionando esse trecho da carta de Caminha aos objetivos da colonização portuguesa na América, é correto afirmar que essa colonização foi

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra D, pois essa colonização foi mercantilista, pois se demonstrava interesse em metais preciosos e exploração da agricultura. O mercantilismo era a política econômica adotada pelos países europeus na época das grandes navegações, que visava acumular riquezas por meio do comércio e da exploração colonial. Os portugueses, ao chegarem ao Brasil, buscavam encontrar ouro e prata, como os espanhóis haviam feito na América espanhola, mas não encontraram esses metais na primeira viagem. Por isso, eles se dedicaram à exploração do pau-brasil, uma madeira de cor vermelha que era usada para tingir tecidos e tinha grande valor na Europa. Depois, eles iniciaram a produção de açúcar nas terras brasileiras, utilizando o trabalho escravo dos indígenas e dos africanos. O açúcar era um produto muito lucrativo no mercado europeu, e os portugueses tinham vantagens na sua produção, pois já possuíam experiência nas ilhas atlânticas, como Madeira e Açores.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..