Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Mackenzie SP/2018) “(…) Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dummonte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs o nome – o Monte Pascoal, e à terra – a Terra de Vera Cruz.”

CAMINHA, Pero Vaz de. “Carta. In: Freitasa el rei D. Manuel”.In FREITAS, Gustavode. 900 textos e documentos de história.Lisboa: Plátano, 1986. V. II, p. 99100.

O texto acima é parte da carta do escrivão, Pero Vaz de Caminha, tripulante a bordo da armada de Pedro Álvarez Cabral, ao rei português D. Manuel, narrando o descobrimento do Brasil. Essa expedição marítima pode ser entendida no contexto socioeconômico da época, como uma

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a (E). O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, dividia o mundo recém-descoberto entre Portugal e Espanha. O Brasil estava localizado dentro da área designada a Portugal. A expedição de Pedro Álvares Cabral, portanto, tinha como objetivo tomar posse oficial das terras brasileiras e garantir o controle português da rota atlântica, dando-lhes acesso ao lucrativo comércio de especiarias.

As demais alternativas não são corretas, pois:

(A) O declínio do feudalismo não foi um fator relevante para a expedição de Cabral.
(B) A Igreja Católica não estava diretamente envolvida na expedição de Cabral.
(C) A busca por ouro e prata no litoral americano só se tornou uma prioridade para os portugueses a partir do século XVI.
(D) A conquista do litoral brasileiro e sua ocupação só se iniciaram na década de 1530.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..