Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFGD MS/2020) As descobertas arqueológicas colaboram no entendimento do processo de ocupação do Brasil e de toda a América por meio dos vestígios da cultura material, encontrados no vasto continente americano, como, por exemplo, o que mostram as imagens a seguir.

IMAGEM I

O fóssil de Luzia: o mais antigo ser humano encontrado no Brasil (Lagoa Santa – Minas Gerais)

Exercício de História - Brasil Pré-Colonial

Disponível em: <https://www.tribunapr.com.br/wp-content/uploads/sites/1/2018/09/Luiza-825×793.jpg?a86372>.Acesso em: 20 set.2019

IMAGEM II

Registro rupestre. Representação dos chamados “veadinhos azuis”, tesouro de um dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí.

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-5xkWfXsUfV4/VpAn8g7I7vI/AAAAAAAAFkU/NfB_KN8NpMw/s1600/IMG_4475.JPG>. Acesso em: 20 set. 2019.

Sobre o processo de ocupação do Brasil, assinale a alternativa correta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a A). As descobertas arqueológicas no Brasil indicam que o território conhecido como Brasil vem sendo continuamente ocupado por diferentes populações há mais de 10 mil anos antes do presente.

A imagem I, por exemplo, mostra o fóssil de Luzia, o mais antigo ser humano encontrado no Brasil. Luzia viveu há cerca de 11.500 anos e seus restos mortais foram encontrados em Lagoa Santa, Minas Gerais.

A imagem II, por sua vez, mostra um registro rupestre da Serra da Capivara, no Piauí. Esse sítio arqueológico abriga um dos maiores conjuntos de pinturas rupestres das Américas, com datações que variam de 10 mil a 5 mil anos atrás.

Assim, as evidências arqueológicas indicam que o território brasileiro foi ocupado por diferentes populações desde a Pré-História. Essas populações desenvolveram diferentes formas de vida, com diferentes tecnologias e organizações sociais.

As demais alternativas são incorretas por seguintes razões:

(B) Os primeiros habitantes do Brasil foram os povos indígenas, que chegaram ao continente há milhares de anos. Os europeus e os espanhóis chegaram apenas no século XVI.
(C) Os povos indígenas habitavam todo o território brasileiro, inclusive a região Centro-Oeste. A floresta tropical, por sua vez, não era um obstáculo para a ocupação humana.
(D) As evidências arqueológicas comprovam a ocupação do território brasileiro há mais de 10 mil anos.
(E) O processo de ocupação do Brasil se deu de forma violenta e desigual, com a dominação e a exploração dos povos indígenas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..