Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UNESP/2019) O dia em que o capitão-mor Pedro Álvares Cabral levantou a cruz […] era a 3 de maio, quando se celebra a invenção da Santa Cruz em que Cristo Nosso Redentor morreu por nós, e por esta causa pôs nome à terra que se encontrava descobertade Santa Cruz e por este nome foi conhecida muitos anos. Porém, como o demônio com o sinal da cruz perdeu todo o domínio que tinha sobre os homens, receando perder também o muito que tinha em os desta terra, trabalhou que se esquecesse o primeiro nome e lhe ficasse o de Brasil, por causa de um pau assim chamado de cor abrasada e vermelha com que tingem panos […].

(Frei Vicente do Salvador, 1627. Apud Laura de Mello e Souza.O Diabo e a Terra de Santa Cruz, 1986. Adaptado.)

O texto revela que

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a (E). O texto revela que a colonização portuguesa do Brasil foi marcada por uma visão mística, que se expressou na atribuição do nome de “Terra de Santa Cruz” ao Brasil, em referência à Invenção da Santa Cruz, celebrada em 3 de maio. Essa visão mística também se manifesta na crença de que o demônio, ao ver o sinal da cruz, perdeu o domínio sobre os homens e, por isso, trabalhou para que o nome de “Brasil” prevalecesse, em referência ao pau-brasil, uma árvore nativa da região.

As demais alternativas não são corretas, pois:

(A) O texto não menciona a defesa da prática do extrativismo pela Igreja católica.
(B) O texto não menciona um esforço amplo de salvação dos povos nativos do Brasil.
(C) O texto não afirma que os nomes atribuídos pelos colonizadores às terras do Novo Mundo sempre respeitaram motivações e princípios religiosos.
(D) O objetivo primordial da colonização portuguesa do Brasil não foi impedir o avanço do protestantismo nas terras do Novo Mundo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..