Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UNICAMP/2020) Na América Portuguesa do século XVI, a política europeia para os indígenas pressupunha também a existência de uma política indígena frente aos europeus, já que os Tamoios e os Tupiniquins tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses.

(Adaptado de Manuela Carneiro da Cunha, Introdução a uma históriaindígena.São Paulo: Companhia das Letras/Fapesp, 1992, p. 18.)

Com base no excerto e nos seus conhecimentos sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a (A). O texto afirma que os Tamoios e os Tupiniquins, dois grupos indígenas do litoral brasileiro, tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses. Isso indica que os indígenas não eram um grupo homogêneo, mas que se dividiam em diferentes grupos, com diferentes culturas e interesses.

Esses conflitos entre diferentes grupos étnicos ajudaram a definir, de acordo com suas próprias lógicas e interesses, a dinâmica dos seus contatos com os europeus. Por exemplo, os Tamoios, que eram inimigos dos Tupiniquins, se aliaram aos franceses para combater os portugueses, que eram aliados dos Tupiniquins.

As demais alternativas são incorretas por seguintes razões:

(B) O fato de Tamoios e Tupiniquins serem grupos aliados não contribuiu para neutralizar as disputas entre franceses e portugueses, pois essas disputas continuaram a ocorrer, inclusive com a participação dos próprios indígenas.
(C) Os indígenas, embora fossem agentes de sua história, não conseguiram anular o impacto da presença portuguesa. Os portugueses, com sua superioridade tecnológica e militar, conseguiram impor sua dominação sobre os indígenas, provocando o declínio de sua população e cultura.
(D) As etnias indígenas não viviam em harmonia umas com as outras. Como mencionado anteriormente, havia conflitos entre diferentes grupos étnicos, que foram intensificados com a chegada dos europeus.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..