Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UniRV GO/2019) A oficialização da existência do território brasileiro em 1500 não deu início imediato à colonização. O período entre esse evento e o início da colonização efetiva na década de 1530 é chamado de período Pré-Colonial. A respeito desse período, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.

I. Os conflitos entre portugueses e franceses dominaram o período inicial do Brasil, que foi tomado pelos portugueses dos colonizadores franceses. O protagonismo francês na ocupação brasileira foi fundamental para a resistência dos nativos aos interesses portugueses.
II. O Tratado de Tordesilhas dividiu o mundo entre as grandes potências católicas do mundo: França, Portugal e Espanha. Na determinação do tratado, a América cabia aos espanhóis, a África aos franceses e a Ásia aos portugueses. Porém os portugueses invadiram o Brasil e a África, desrespeitando o tratado para formar seu império.
III. A exploração do pau-brasil por portugueses e franceses marcou todo o período colonial e gerou um forte enfrentamento entre europeus e indígenas, resultando no extermínio militar de várias tribos indígenas para abrir espaço para a extração da valiosa madeira.
IV. O início efetivo da colonização adotou o sistema de capitanias submissas a um governo geral. Essa estrutura foi adotada na América Portuguesa a fim de combater os indígenas que lutavam em defesa das matrizes de pau-brasil, e só o permitiram após muita morte e violência.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a (D).

I: Falsa. A França nunca tomou o Brasil de Portugal, só duas regiões, a França Equinocial (Maranhão) e a
França Antártica (Baia de Guanabara).

II: Falsa. O tratado de Tordesilhas divide apenas os territórios para Portugal e Espanha, a França não participa.

III: Falsa. Os Franceses não exploraram o pau-brasil durante todo o período colonial.

IV: Falsa. A princípio foi adotado um sistema de capitanias hereditárias, mas com o fracasso desse sistema é instalado um governo geral

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..