Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UNITAU SP/2015) Nós vimos chegar os pretos, os brancos, os árabes, os italianos, os japoneses. Nós vimos chegar todos esses povos e todas essas culturas. Somos testemunhas da chegada dos outros aqui,os que vêm com antiguidade, e mesmo os cientistas e os pesquisadores brancos admitem que sejam seis mil, oito mil anos. Nós não podemos ficar olhando essa história do contato como se fosse um evento português. O encontro com as nossas culturas, ele transcende a essa cronologia do descobrimento da América, ou das circunavegações, é muito mais antigo. Reconhecer isso nos enriquece muito mais e nos dá a oportunidade de ir afinando, apurando o reconhecimento entre essas diferentes culturas e “formas de ver e estar no mundo” que deram fundação a esta nação brasileira, que não pode ser um acompanhamento, deve ser uma nação brasileira que reconhece a diversidade cultural, que reconhece 206 línguas que ainda são faladas aqui, além do português. […] O encontro e o contato entre as nossas culturas e os nossos povos, ele nem começou ainda e às vezes parece que ele já terminou.

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. Disponível em <http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/narrativas-indigenas/narrativa-krenak>. Acesso em: 08/mai./2015.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre o contato entre as etnias indígenas brasileiras e os europeus, é CORRETO afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a (C). O texto de Ailton Krenak afirma que os povos indígenas brasileiros têm uma longa história de contato com diferentes culturas, que remonta a milhares de anos antes da chegada dos portugueses. Ele também afirma que esse contato continua ocorrendo até os dias atuais.

As demais alternativas são incorretas por seguintes razões:

(A) O contato entre brancos e indígenas começou muito antes da Antiguidade, como afirma o texto.
(B) O texto não afirma que os dois lados compreendem o contato de uma forma diferente.
(D) O período imigratório do século XIX foi importante para o contato entre europeus e indígenas, mas não foi o principal marco desse processo.
(E) O contato entre essas culturas foi marcado por conflitos e violência, como afirma o texto.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..