Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A constituição elementar da matéria sempre foi uma busca do homem. Até o início do século XIX, não se tinha uma ideia concreta de como a matéria era constituída. Nas duas últimas décadas daquele século e início do século XX, observou-se um grande avanço das ciências e com ele a evolução dos modelos atômicos. Acerca desse assunto, numere a coluna de acordo com sua correspondência. 1. Próton. 2. Elétron. 3. Átomo de Dalton. 4. Átomo de Rutherford. 5. Átomo de Bohr. ( ) Partícula de massa igual a 9,109 x 10-31kg e carga elétrica de -1,602 x 10-19C. ( ) Partícula constituída por um núcleo contendo prótons e nêutrons, rodeado por elétrons que circundam em órbitas estacionárias. ( ) Partícula indivisível e indestrutível durante as transformações químicas. ( ) Partícula de massa igual a 1,673 x 10 −27kg, que corresponde à massa de uma unidade atômica. ( ) Partícula que possui um núcleo central dotado de cargas elétricas positivas, sendo envolvido por uma nuvem de cargas elétricas negativas. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A

O próton tem uma massa de 1,673 x 10−27 kg, que corresponde à massa de uma unidade atômica.

O elétron tem uma massa de 9,109 x 10
-31kg e carga elétrica de -1,602 x 10-19 C.

O átomo de Bohr é um modelo atômico que tinha seu núcleo formado por prótons e nêutrons, e os elétrons orbitando o núcleo em órbitas estacionárias.

O átomo de Dalton por surgir anterior as descobertas de partículas fundamentais, tem como características a sua indivisibilidade e assim, ser indivisível e indestrutível em transformações químicas.

Por fim, temos o modelo de Rutherford que tem como característica o seu núcleo de cargas positivas (na época ainda não havia sido descoberto o nêutron).

Logo, ficamos com a seguinte sequência:

2-5-3-1-4

Alternativa A)
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *