Continua após a publicidade..
Ao bombardear uma lâmina de ouro com partículas alfa, uma das conclusões a que Rutherford chegou é que o átomo
- A) é esférico e maciço
- B) possui uma região densa e com carga negativa
- C) possui uma região sem massa e muito pequena
- D) é exatamente igual ao sugerido por Thompson
- E) é uma estrutura divisível, com núcleo e eletrosfera.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Ao bombardear uma lâmina de ouro com partículas alfa, uma das conclusões a que Rutherford chegou é que o átomo deveria ser uma estrutura divisível, com núcleo e eletrosfera.
Tal conclusão explicava o fato de que a maioria das partículas alfa emitidas na experiência de Rutherford passavam através da lâmina fina de ouro como se nada existisse em sua trajetória.
Rutherford considerou que a massa dos átomos se concentrava em pequenos núcleos de carga positiva. Dessa forma, apenas as partículas alfa que colidiam com os núcleos dos átomos de ouro, sofreriam desvio da sua trajetória, devido ao fato de ambos (núcleo e partículas alfa) terem cargas positivas - ocorreria repulsão. Como poucas partículas alfa sofreram esse desvio, considerou-se que o núcleo seria muito pequeno em relação ao tamanho do átomo.
A outra região seria correspondente à maior parte do átomo: a eletrosfera, composta pelos elétrons. Por serem muito menores que as partículas alfa, não seriam um obstáculo à trajetória das mesmas. Por isso, as partículas que passavam por esta região não sofreriam desvios.
Portanto, a alternativa correta é E.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário