Os seres vivos produzem uma série de substâncias que são utilizadas na síntese de outras, com função biológica bem definida. Assim, no estudo das reações complexas que ocorrem em um organismo vivo, normalmente é necessário conhecer a estrutura de substâncias intermediárias. O mesmo princípio é utilizado pelos químicos para monitorar diversas outras reações, como na síntese de fármacos, antibióticos, defensivos agrícolas, combustíveis etc. Nesses casos, podem-se utilizar marcadores isotópicos, como o 13C cuja distribuição na natureza é de apenas 1,1%. A tabela apresenta as quatro possíveis estruturas isotopométricas (isômeros contendo 13C) do etanol e respectivas distribuições naturais.

A partir dos dados da tabela, e considerando a reação de combustão completa do etanol combustível, é correto afirmar que é possível detectar no escapamento de um carro

A alternativa correta é letra A

A reação que ocorre é
C2H6O + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O
Como, na natureza, a distribuição do isótopo 13C é de 1,1%, espera-se que dentre o total de CO2 gerado, 1,1% dos carbonos seja do isótopo 13C.