Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFES) Atualmente, muitas doenças têm preocupado a população mundial, tais como a AIDS, a febre amarela, o possível retorno da varíola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas são causadas por vírus, e sobre esses organismos é INCORRETO afirmar que

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa incorreta é a letra A, pois os vírus não são semelhantes às bactérias, que são seres procariontes, com membrana plasmática, citoplasma e ribossomos. Os vírus não possuem essas estruturas celulares e podem ter DNA ou RNA como material genético, mas nunca os dois juntos.

As outras alternativas estão corretas. Os vírus apresentam ciclos de vida lítico ou lisogênico, dependendo do tipo de vírus. No ciclo lítico, o vírus usa a célula hospedeira para produzir novas partículas virais e depois a destrói, liberando os vírus. No ciclo lisogênico, o material genético do vírus se integra ao da célula hospedeira e permanece latente por um tempo, podendo ser ativado posteriormente.

Os vírus também comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produção de proteínas de seu capsídeo e duplicação do seu material genético. Eles usam as enzimas e os ribossomos da célula para sintetizar as moléculas que compõem o vírus.

Alguns vírus, chamados de retrovírus, apresentam a enzima transcriptase reversa, que permite a formação de DNA a partir do RNA viral. Esse DNA viral pode se integrar ao DNA da célula hospedeira e permanecer inativo por um período. Um exemplo de retrovírus é o HIV, que causa a AIDS.

Por fim, os vírus são parasitas obrigatórios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos fora de uma célula hospedeira. Eles ficam inativos nesse estado e só voltam a se reproduzir quando encontram uma célula adequada para infectar.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..