Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFG) As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. Já alguns levedos, para se reproduzirem, emitem uma pequena expansão na superfície da célula, que cresce e posteriormente se destaca, formando um novo indivíduo também geneticamente igual. Os dois tipos de reprodução descritos são, respectivamente,

Continua após a publicidade..

Resposta:

Essa é uma questão de biologia sobre os tipos de reprodução assexuada dos seres vivos. A resposta correta é a letra B, pois a cissiparidade e o brotamento são formas de reprodução assexuada que originam indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor. A cissiparidade é o processo pelo qual uma célula se divide em duas células-filhas do mesmo tamanho, como ocorre nas bactérias. O brotamento é o processo pelo qual uma célula emite uma expansão ou broto, que cresce e se destaca, formando um novo indivíduo, como ocorre em alguns levedos.

As outras alternativas são incorretas, pois:

  • A) A conjugação é uma forma de reprodução sexuada que envolve a troca de material genético entre duas células, gerando variabilidade genética. A conjugação não ocorre em levedos, mas em alguns protozoários e bactérias.
  • C) A fragmentação é uma forma de reprodução assexuada que ocorre em alguns animais, como as planárias, que se dividem em vários pedaços, cada um dando origem a um novo indivíduo. A gemiparidade é uma forma de reprodução assexuada que ocorre em alguns vegetais, como as briófitas, que produzem estruturas chamadas gêmulas, que se desprendem e germinam em novos indivíduos.
  • D) A esporulação é uma forma de reprodução assexuada que ocorre em alguns fungos, algas e plantas, que produzem estruturas chamadas esporos, que se dispersam pelo ambiente e originam novos indivíduos. A esporulação não ocorre em levedos, que são fungos unicelulares.
  • E) A conjugação e a cissiparidade são formas de reprodução que ocorrem em bactérias, mas não em levedos.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..