As inovações tecnológicas permeiam a evolução da sociedade humana e, consequentemente, do espaço geográfico. Entre elas, destacam-se os sistemas de produção industrial e de organização do trabalho, que coexistem na atualidade com objetivo comum de aumentar a produtividade para a ampliação dos lucros. Nesse contexto, as empresas vêm adequando o seu ritmo de produção às demandas do mercado, evitando o desperdício, investindo em tecnologia de ponta e automação e terceirizando o processo produtivo para firmas médias e pequenas, que passam a orbitar em torno da corporação. Esse modelo de organização da produção e do trabalho é denominado
- A) fordismo.
- B) “dumping”.
- C) taylorismo.
- D) “holding”.
- E) “just-in-time”.
Resposta:
A resposta correta para a questão é a letra E) “just-in-time”.
O “just-in-time” é um sistema de produção que visa reduzir os estoques, os custos e o desperdício, produzindo e entregando os produtos de acordo com a demanda do mercado. Esse sistema foi desenvolvido pela Toyota no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, e se tornou um modelo de gestão industrial adotado por muitas empresas no mundo todo. O “just-in-time” exige uma maior coordenação entre os fornecedores, os processos produtivos e os clientes, além de um alto nível de qualidade e eficiência.
As outras alternativas estão incorretas, pois não correspondem ao modelo de organização da produção e do trabalho descrito no enunciado. O fordismo e o taylorismo são sistemas de produção em massa, baseados na padronização, na divisão do trabalho e na especialização dos operários. O “dumping” é uma prática comercial que consiste em vender produtos abaixo do preço de custo para eliminar a concorrência e conquistar o mercado. O “holding” é uma forma de organização empresarial que consiste em uma empresa controladora que possui participação acionária em outras empresas.
Deixe um comentário