(Fatec) Pares de genes, com segregação independente podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:
- A) interação gênica
- B) epistasia
- C) poligenia
- D) dominância completa
- E) herança qualitativa
Resposta:
A resposta correta para a questão é a letra A) interação gênica.
A interação gênica é um fenômeno em que dois ou mais pares de genes, com segregação independente, atuam em conjunto na determinação de uma mesma característica fenotípica. Um exemplo de interação gênica é a forma da crista das galinhas, que pode ser do tipo ervilha, rosa, noz ou simples, dependendo da combinação dos alelos dos genes R e E.
A epistasia é um caso especial de interação gênica, em que um par de genes inibe ou modifica a expressão de outro par de genes. Um exemplo de epistasia é a cor da pelagem dos ratos, que pode ser preta, marrom ou branca, dependendo da combinação dos alelos dos genes B e C.
A poligenia é outro caso de interação gênica, em que vários pares de genes contribuem para a variação de uma mesma característica fenotípica, produzindo uma distribuição contínua de fenótipos. Um exemplo de poligenia é a cor da pele humana, que é influenciada por pelo menos três pares de genes.
A dominância completa é um tipo de relação entre alelos de um mesmo gene, em que o alelo dominante se expressa totalmente no fenótipo, mascarando o efeito do alelo recessivo. Um exemplo de dominância completa é a cor das flores de ervilha, que podem ser vermelhas ou brancas, dependendo da presença ou ausência do alelo dominante.
A herança qualitativa é um tipo de herança em que a característica fenotípica é determinada por um único gene, com poucas variações possíveis. Um exemplo de herança qualitativa é o tipo sanguíneo humano, que pode ser A, B, AB ou O, dependendo da combinação dos alelos do gene I.
Deixe um comentário