Continua após a publicidade..
(UFC) Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
- A) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
- B) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
- C) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
- D) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
- E) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A resposta correta para a sua questão é a alternativa A.
Gregor Mendel usou as plantas produtoras de ervilhas porque elas possuem o androceu e o gineceu na mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação. A autofecundação permite que as plantas mantenham as características genéticas puras, ou seja, homozigotas, para os traços que Mendel queria estudar. Assim, ele pôde observar as leis da hereditariedade e da segregação dos fatores (genes) nas gerações seguintes.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário