Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere um lago onde a velocidade de propagação dasondas na superfície não dependa do comprimento de onda, mas apenas da profundidade. Essa relação pode ser dada por v = √gd , onde g é a aceleração da gravidade e d é a profundidade. Duas regiões desse lago têm diferentes profundidades, como ilustrado na figura.

O fundo do lago é formado por extensas plataformas planas em dois níveis; um degrau separa uma região com 2,5 m de profundidade de outra com 10 m de profundidade. Uma onda plana, com comprimento de onda λ, forma-se na superfície da região rasa do lago e propaga-se para a direita, passando pelo desnível. Considerando que a onda em ambas as regiões possui mesma frequência, pode-se dizer que o comprimento de onda na região mais profunda é
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B

A frequência de uma onda não se altera durante a refração, desta forma, utilizando a fórmula v = λ . f, podemos isolar a frequência, f = v/λ e, então, igualar os valores de comprimento de onda e velocidade da região profunda (P) e da região rasa (R), assim:
vPλP=vRλR
λP=vPvRλR
Da relação v=gd obtêm-se,
λF=gdFgdRλR
λF=g . 10g . 1,5λ=2λ
Resposta correta letra B.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..