Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em março de 2011, um terremoto no fundo do oceano, na costa nordeste do Japão, gerou um tremor de magnitude 8,9 na escala Richter que foi o maior do país e o 7º maior registrado na história. Esse fenômeno gerou uma onda gigante conhecida como tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

(Adaptado de: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/tremor-no-japao-foi-o-7-pior-da-historia-mundial-diz-centro nos-eua.html>. Acesso em: 10 jul. 2015.)
Suponha que a tsunami se desloca com velocidade de 250 m/s e com período de oscilação de 10 min. Sabendo que na região do arquipélago a profundidade das águas é grande e que a amplitude da onda é de 1 m, de maneira que um navio parado nessa região praticamente não perceberia sua passagem, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o comprimento de onda associado a essa tsunami.
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C

Para resolver esta questão vamos precisar utilizar duas fórmulas:

v =  λ*f  e  f = 1/T

Onde v é a velocidade da onda,  λ é o comprimento de onda, f é a frequência e T é o período.

Agora, vamos substituir f por 1/T na equação da esquerda.

v =  λ/T

Do enunciado, temos informações a respeito da velocidade (250 m/s) e do período (10 minutos ou 10*60 s), assim vamos isolar a variável que desconhecemos e é do nosso interesse, o comprimento de onda.

v*T =  λ = (250 m/s)(600 s) = 150000 m = 150 x 10³ m = 150 km

Alternativa c)
 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..