Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Radares são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações. Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D

Vamos justificar cada alternativa, explicando o porquê dela ser falsa e o porquê de ser verdadeira. 
Comecemos pela letra a), esta alternativa é falsa, isto porque as ondas que são emitidas pelos radares são eletromagnéticas, pois elas são ondas de rádio. Já os sonares emitem ondas de som, que por definição precisam de um meio para se propagar, as chamadas ondas mecânicas.

A letra b) é falsa também, as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio para se propagarem, mas a sua velocidade realmente diminui quanto maior a densidade do meio. Por outro lado, a velocidade de uma onda mecânica depende basicamente de duas grandezas, a compressibilidade volumétrica do material e a sua densidade, o que não necessariamente implica que conforme aumente a densidade diminui a velocidade.

A letra c) também é falsa, isto porque as ondas eletromagnéticas são um exemplo de ondas transversais (aquelas em que a direção de vibração é perpendicular a direção de propagação da onda)

A letra e) é outra alternativa falsa, pois a velocidade de ondas eletromagnéticas na atmosfera são muito maiores que a velocidade de ondas mecânicas.

A única alternativa que nos resta é a letra d), e sendo assim ela é a correta, isto porque a frequência de uma onda não depende do meio, lembrando que quando uma onda muda de meio (refração) quem pode se alterar é seu comprimento de onda e velocidade, mas não sua frequência.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..