Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um aluno do curso de Cosméticos da FATEC trabalha em uma indústria farmacêutica fazendo aprimoramento de Filtros Solares Físicos e Químicos (FSF e FSQ, respectivamente). Para isso, ele estuda as radiações solares chamadas de UVA e UVB, montando um quadro esquemático.

Baseando-se nas informações apresentadas no quadro, é  certo afirmar que
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E

Antes de respondermos a questão, lembremos o que é o comprimento de onda. A forma mais simples de defini-lo é dizer que esta grandeza representa a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda. Um exemplo são os picos da onda, a distância entre dois picos sucessivos pode ser tomado como o comprimento de onda. Note que na imagem, os picos estão muito mais próximos para a radiação UVB, logo seu comprimento de onda é menor.

Com isso, a alternativa a) é falsa.

Sendo a radiação UVA e UVB radiação eletromagnética, a sua velocidade no vácuo é a mesma (300.000 km/h). Logo, usando a relação v = d*f, donde d é o comprimento de onda, v é a velocidade e f é a frequência. E vamos chamar de c a velocidade da luz (300.000 km/h). Temos que:
c = dA*fA 
c = dB*fB 
dA*fA = dB*fB => dA/dB = fB/fA

Com isso, temos que se dB < dA então fB > fA, do contra não teríamos a igualdade, e note que a proporção deve ser a mesma.

Logo, a frequência da radiação UVB é a maior, enquanto o seu comprimento de onda é o menor em comparação com a radiação UVA.

Alternativa E)
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..