Continua após a publicidade..
Cena da história em quadrinhos Zé Carioca, Rei do Carnaval, primeira história do Zé publicada pela Editora Abril
Cena da história em quadrinhos Zé Carioca, Rei do Carnaval, primeira história do Zé publicada pela Editora Abril
Em 1942, os Estúdios Disney lançaram o filme “Alô, Amigos”, no qual duas aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé Carioca. Este, afável e hospitaleiro leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar. A criação de um personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,
- A) da política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como parte do círculo de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.
- B) do claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma de desqualificar o povo brasileiro.
- C) do medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência dentro da América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico americano.
- D) do projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse que necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o Brasil.
- E) da preocupação norte-americana com a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado da Alemanha nazista, e com a implantação de bases navais alemãs no porto de Santos.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
O objetivo da política conhecida como Política de Boa Vizinhança era intrinsecamente ligada à posterior Guerra Fria. Já lutando em um cenário de influências entre seus sistemas econômicos, URSS e EUA buscavam aliados das mais diversas formas. Assim, ao criar o papagaio Zé Carioca, personagem brasileiro, os EUA abriam um caminho para inserir seus ideais econômicos e culturais na sociedade, de maneira que a mesma se colocasse favorável à construção de uma nação capitalista, e não socialista. Portanto, a resposta correta é a alternativa A.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário