Continua após a publicidade..
Havia uma certa combinação (…) de que, ao Manifesto dos mineiros, se seguiria um manifesto dos baianos, no mesmo sentido. Havia contatos com alguns elementos baianos, professores de direito, antigos deputados estaduais e federais, sobretudo mais moços, como Luís Viana Filho e Aliomar Baleeiro. Mas diante da represália do governo ao Manifesto dos mineiros, os baianos acharam que não valeria a pena sacrifício inútil.
[Depoimento de Dario de Almeida Magalhães in Valentina da Rocha Lima (coordenação), Getúlio – uma história oral]
O Manifesto dos Mineiros
- A) circulou clandestinamente a partir de novembro de 1935, em apoio aos militares desencadeadores da chamada Intentona Comunista.
- B) foi escrito em 1935 e publicado em 1937, defendia uma presença mais forte do Estado na atividade econômica e nos planos estratégicos.
- C) foi publicado em 1939, contou com o apoio de lideranças sindicais reformistas e defendia a imediata entrada do Brasil na guerra ao lado das forças aliadas.
- D) foi elaborado em 1941, por alguns interventores estaduais, como Adhemar de Barros, de São Paulo, e defendia a convocação de uma assembleia constituinte.
- E) foi construído e publicado no contexto do envolvimento do Brasil na Segunda Guerra, em 1943, e defendia a redemocratização do Brasil.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
O Manifesto dos Mineiros foi um protesto feito no contexto da Segunda Guerra Mundial, em que o Brasil entrou ao lado dos Aliados, combatendo o Eixo, que além do Japão, tinha os ditadores Hitler e Mussolini. Essa escolha de lados por Getúlio Vargas fez com que se abrisse uma questão: enquanto lutava contra as ditaduras no conflito internacional, internamente o presidente governava através da ditadura do Estado Novo. Essa contradição gerou uma onda de protestos, e entre eles, o Manifesto dos Mineiros, defendendo a redemocratização do Brasil.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário