Continua após a publicidade..
O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da
imperiosa força maior e em caráter transitório.
Com base no texto, pode-se afirmar que
- A) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.
- B) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.
- C) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.
- D) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.
- E) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Às vésperas da Segunda Guerra Mundial o Brasil estava neutro quanto aos conflitos ocorridos na Europa. Apesar da simpatia do presidente Vargas aos ideais alemães e italianos, o apoio dos EUA na contrução da Compania Siderúrgica Nacional atraiu os esforços brasileiros para a esfera dos Aliados. A implantação da CSN estava alinhada com o plano estatal de Substituição de Importações, que industrializaria o Brasil.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário