Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. […] O rádio transformava a vida dos pobres, e, sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. […] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam…”  

(Eric Hobsbawn. As artes 
(1914-1945), in “Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991)”
 
A veiculação de propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por objetivo principal
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C

O rádio torna-se um importante veículo político pois era uma forma simples de promover o contato entre o presidente e a população de forma direta, sem intermediários. Foi amplamente usado nos regimes populistas devido a esse caráter de popularizar a presença do líder político, o que gerava forte identificação do povo. A imagem de protetor dos pobres se deve ao forte apelo popular das medidas políticas de proteção dos direitos trabalhistas, imagem esta reforçada pelo acesso faclitado às mensagens presidenciais que o rádio ofereceu.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *