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“O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. […] O rádio transformava a vida dos pobres, e, sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. […] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam…”
(Eric Hobsbawn. As artes
(1914-1945), in “Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991)”
A veiculação de propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por objetivo principal
- A) ampliar a participação popular nas esferas do poder político do Estado.
- B) informar a população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.
- C) promover a identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos pobres.
- D) assegurar a não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a estabilidade nacional.
- E) veicular campanhas sociais contra o analfabetismo, a fome e as mazelas que atingiam a população humilde.
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Resposta:
A alternativa correta é letra C
O rádio torna-se um importante veículo político pois era uma forma simples de promover o contato entre o presidente e a população de forma direta, sem intermediários. Foi amplamente usado nos regimes populistas devido a esse caráter de popularizar a presença do líder político, o que gerava forte identificação do povo. A imagem de protetor dos pobres se deve ao forte apelo popular das medidas políticas de proteção dos direitos trabalhistas, imagem esta reforçada pelo acesso faclitado às mensagens presidenciais que o rádio ofereceu.
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