Continua após a publicidade..
PCB disputa vagas no Legislativo
Com o fim do Estado Novo, a sociedade brasileira experimentou um período de intensa mobilização política que culminou na campanha eleitoral do Presidente da República e dos membros do Poder Legislativo Federal. Dessa campanha, participaram vários candidatos do PCB, como Jorge Amado e Luis Carlos Prestes.
Com base no conhecimento histórico, pode-se afirmar que
- A) os candidatos do PCB não foram eleitos porque a Constituição de 1937 proibia a eleição de membros da oposição política.
- B) os parlamentares eleitos pelo PCB foram cassados, em 1947, em razão do alinhamento do governo brasileiro com os Estados Unidos.
- C) o PCB, além de eleger senadores e deputados, conseguiu compor politicamente com o governo federal e indicar cargos de Ministros.
- D) o presidente eleito, por pressões da sociedade, foi obrigado a conviver com a atuação dos parlamentares do PCB até o final de seu mandato.
- E) os getulistas apoiaram publicamente os candidatos do PCB, fato que garantiu sua legalidade até o golpe de 1964.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
As eleições presidenciais de 1945 são vistas como as primeiras verdadeiramente democráticas que ocorreram no Brasil. Getúlio Vargas decretou em 18 de abril desse ano anistia geral para os presos políticos, assim, líderes como Luís Carlos Prestes que estavam presos desde a "Intentona Comunista" saíram da prisão e puderam concorrer às eleições. Houve também a legalização dos partidos políticos, fato que tirou o PCB da clandestinidade. Infelizmente, em 1947, o Brasil alinhou-se com os Estados Unidos o que provocou a cassação dos parlamentares legalmente eleitos pelo PCB em 1945, como bem explica a alternativa b.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário