Continua após a publicidade..
Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
- A) Diante do avanço das forças militares de Hitler e Mussolini, o governo Vargas logo se posicionou no bloco liderado por Inglaterra e França e se manifestou a favor do projeto democrático-liberal.
- B) A orientação ideológica do Estado Novo aproximou Vargas de Hitler e Mussolini, por isso facilitou o alinhamento diplomático e militar do Brasil no bloco nazifascista até o final do conflito.
- C) O governo Vargas, desde o início, caracterizou-se por postura ambígua em relação ao conflito europeu e só se decidiu pelo bloco dos Aliados devido às pressões e às vantagens econômicas oferecidas pelos Estados Unidos.
- D) A decisão do governo Vargas em integrar-se ao esforço de guerra na Europa não foi marcada por interesses meramente econômicos, pois o financiamento para implementar seu projeto industrial já estava disponível.
- E) Durante a Segunda Guerra Mundial, os fatores que determinaram a posição dos países latino-americanos no conflito foram de ordem exclusivamente ideológica, não pesando interesses econômicos nem geopolíticos.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
No início do conflito, Getúlio Vargas não tomou uma posição concreta, mantendo relações amistosas com os membros do eixo e os aliados. Com o desenrolar da guerra, Vargas acabou se posicionando junto aos aliados, seja pela posição geográfica em que se encontrava ou até pela contribuição de tecnologia americana para a formação das chamadas indústrias de base que Vargas gostaria de implantar no Brasil.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário