Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Identifique a figura de linguagem das orações a seguir

A) Meu irmão é um passarinho com desejo de voar.
B)”Toda vida se tece de mil mortes.”
C) Há muitos brasileiros sem-teto ainda.
D) Será que tem “tang”?
E) As florestas clamam por piedade.
F) Minha boca é um túmulo.
G) Você já leu Carlos Drummond de Andrade?
H) Bonito para alguns, feio para outros.
I) Amo caldo de cana. Já tomei três copos.
J) Minha vida é um vento, sempre em movimento.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A) Meu irmão é um passarinho com desejo de voar. – Metáfora

Comentário: Nesse exemplo, a comparação entre o irmão e um passarinho sugere que o irmão possui um desejo intenso de liberdade e movimento, como um passarinho deseja voar.

B) “Toda vida se tece de mil mortes.” – Antítese

Comentário: A antítese é uma figura de linguagem que consiste na oposição de ideias ou palavras com significados opostos. Nesse caso, a vida (representando a existência) é contrastada com a ideia de morte, enfatizando que a vida é uma série de experiências e transformações.

C) Há muitos brasileiros sem-teto ainda. – Metonímia

Comentário: A metonímia ocorre quando uma palavra é usada para representar outra com a qual possui uma relação de proximidade ou associação. Nesse caso, “brasileiros sem-teto” representa as pessoas que estão em situação de rua no Brasil.D) Será que tem “tang”? – Metonímia

Comentário: Nesse contexto, “tang” é usado como uma representação ou substituição do conceito geral de bebidas ou alimentos disponíveis. É uma forma de metonímia, pois a marca específica é usada para referir-se a um tipo de produto.

E) As florestas clamam por piedade. – Personificação ou prosopopeia

Comentário: Nesse exemplo, as florestas são atribuídas a capacidade de “clamar”, o que é uma característica humana. Isso representa uma personificação, onde elementos não humanos são descritos como se tivessem características ou ações humanas.

F) Minha boca é um túmulo. – Metáfora

Comentário: Nessa metáfora, a boca é comparada a um túmulo, sugerindo que algo está sendo guardado ou oculto nela, como segredos ou palavras não ditas.

G) Você já leu Carlos Drummond de Andrade? – Metonímia

Comentário: Nesse caso, o nome do autor, Carlos Drummond de Andrade, é usado como representação de suas obras literárias ou escritos. Isso é um exemplo de metonímia.

H) Bonito para alguns, feio para outros. – Antítese

Comentário: Nesse contexto, “bonito” e “feio” são opostos, criando uma antítese que ressalta a subjetividade da beleza, indicando que a percepção varia de pessoa para pessoa.

I) Amo caldo de cana. Já tomei três copos. – Metonímia

Comentário: Nesse caso, “caldo de cana” é usado para representar a bebida em si. Isso é um exemplo de metonímia, pois a palavra “caldo de cana” está sendo usada para se referir à bebida.

J) Minha vida é um vento, sempre em movimento. – Metáfora

Comentário: Nessa metáfora, a vida é comparada a um vento em constante movimento, sugerindo a ideia de que a vida é dinâmica e em constante mudança.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..