Continua após a publicidade..
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil, ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.
- A) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.
- B) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
- C) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira se estabilizaram devido ao comportamento do saldo migratório.
- D) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.
- E) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período se deve ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.
Resposta:
A alternativa correta é letra B
A dinâmica demográfica no Brasil se alterou drasticamente ao longo dos anos. Em um primeiro momento, no início do século XX, a população era basicamente rural, com altas taxas de natalidade, fecundidade e mortalidade, nesse momento o crescimento vegetativo foi baixo. Ele começou a aumentar após a industrialização brasileira que se inicia nos anos 30 e desde então vem passando por modernizações e causou um grande êxodo rural, explodindo o fenômeno urbano. Esse fato deu acesso a população aos serviços de saúde e educação e, com a inserção da mulher no mercado de trabalho, as taxas de mortalidade e fecundidade caem bruscamente, porém a natalidade ainda é alta, o que eleva a taxa de crescimento, fazendo a população mais que dobrar em 40 anos.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário