Continua após a publicidade..
Em Ancara e Istambul, conversei com Alain Touraine [sociólogo] e perguntei o que ele achava da idéia de desfusão do Estado do Rio de Janeiro como maneira de encaminhar soluções para problemas como a violência. A primeira pergunta que fez foi: “E a Baixada Fluminense fica com quem?”
(Adaptado de PEREIRA, Merval. O Globo, 20/04/2005.)
A questão apresentada por Alain Touraine está relacionada aos vínculos de ordem social, política e econômica estabelecidos no interior das regiões metropolitanas.
A proposta da desfusão do atual Estado do Rio de Janeiro, se desconsiderar esses vínculos, promoverá novas formas de segregação socioespacial, em função basicamente da:
- A) cisão político-partidária
- B) descaracterização cultural
- C) dispersão da mão-de-obra
- D) polarização de investimentos
Resposta:
A alternativa correta é letra D
A separação do Estado do Rio de Janeiro de sua capital, geraria uma concentração de investimentos na cidade do Rio de Janeiro, fazendo com que o restante do Estado perdesse importantes fontes de recursos. Isto acarretaria em uma segregação socioespacial de suas populações, podendo gerar, inclusive, novos fluxos migratórios em direção à capital, agravando os problemas sociais da metrópole.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário