Continua após a publicidade..
(Fonte: ROSS, J. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 522)
(Fonte: ROSS, J. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 522)
Segundo se observa no mapa, as direções dos fluxos migratórios prevalecentes no Brasil em 1990 podem ser explicadas por fatores como
- A) a intensa mecanização do campo na região amazônica, demandando força-de-trabalho melhor qualificada proveniente do Centro-Sul e do Nordeste.
- B) a criação de grandes zonas industriais em Manaus, Santarém, Porto Velho e Belém, somada à expansão da agropecuária mecanizada no resto do país.
- C) a implantação de pequenos e médios projetos extrativistas e ferroviários na Amazônia e a proletarização em massa de trabalhadores rurais e urbanos no Centro-Sul.
- D) o prosseguimento da reforma agrária no país e o êxodo rural dos trabalhadores dos movimentos sociais do campo para a frente pioneira urbana na Amazônia.
- E) a modernização agrícola e a expropriação camponesa no Centro-Sul e no Nordeste e as políticas de incentivo agropecuário e mineral no Centro-Oeste e na Amazônia.
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Como se pode ver no mapa, os nordestinos migraram principalmente para o Norte, onde houve intenso incentivo agropecuário e para a modernização da indústria mineradora. Já as populações do Sul e Sudeste migraram para o Centro-Oeste, devido a modernização do campo nessas regiões e o novo espaço não estava sendo utilizado.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário