Continua após a publicidade..
No século XIX a música brasileira teve sua maior expressão na obra de Antonio Carlos Gomes, aclamado uma personalidade musical da corte de dom Pedro II. A estreia de sua ópera “O Guarani” em 1870 nos teatros de Milão e do Rio de Janeiro trouxe-lhe reconhecimento internacional. A ópera inspira-se no romance indianista O Guarani, de José de Alencar, publicado em 1857, que narra um triângulo amoroso entre a jovem Cecília, o índio Pery e o português dom Álvaro.
(Coleção Folha grandes óperas. Carlos Gomes, vol. 07, 2011. Adaptado.)
Assinale a alternativa que se refere corretamente a fatos ocorridos na história do Brasil no período que se estende de 1850 a 1870.
- A) A colonização do Brasil ultrapassou os limites geográficos da linha de Tordesilhas, provocando conflitos permanentes entre as metrópoles portuguesa e espanhola.
- B) A incorporação do território do Acre pelo Estado brasileiro promoveu um desenvolvimento econômico na região da bacia do rio Amazonas.
- C) O fim do tráfico de escravos da África para o Brasil aumentou o investimento de capital inglês que serviu para fomentar a modernização e o crescimento urbano do Rio de Janeiro.
- D) Com a proibição do tráfico de escravos, o governo imperial adotou uma série de medidas para facilitar o acesso da população brasileira à propriedade da terra.
- E) Em São Paulo, a produção do café continuou restrita à faixa litorânea e ao vale do rio Paraíba, regiões favorecidas pela fertilidade da terra roxa.
Resposta:
A alternativa correta é letra C
O período compreendido entre 1850 e 1870 foi um marco na história do Brasil uma vez que várias medidas foram tomadas a fim de que o país mudasse e pudesse caminhar para a modernidade: ocorreu a expansão da cafeicultura no Estado de São Paulo, extinguiu-se o tráfico negreiro e a Inglaterra passou a investir capital que foi utilizado entre outras coisas, para a modernização do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, foi aprovado o primeiro código comercial, promulgada a Lei de Terras e centralizada a Guarda Nacional.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário