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Observe a figura:

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina;  GUIMARÃES, Raul Borges.
Conexões: Estudos de Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2009. p. 302.
O apelo ambiental, social e econômico do movimento proposto pelo cartaz reforça que
I – o transporte urbano, nas últimas décadas, conheceu uma verdadeira explosão nas taxas de motorização individual.
II – a poluição e os acidentes de tráfego também fazem parte da lista de problemas gerados pelo crescimento intensivo do transporte individual.
III – as estratégias voltadas para reduzir a crise do tráfego urbano concentraram-se na multiplicação de diversas obras, as quais desfiguraram a paisagem urbana, deterioraram áreas residenciais, parques e praças.
IV – novas infraestruturas de circulação geram seus próprios congestionamentos, e o automóvel, ícone da liberdade de deslocamento, torna-se símbolo das mazelas da vida urbana.
Estão corretas
O apelo ambiental, social e econômico do movimento proposto pelo cartaz reforça que
I – o transporte urbano, nas últimas décadas, conheceu uma verdadeira explosão nas taxas de motorização individual.
II – a poluição e os acidentes de tráfego também fazem parte da lista de problemas gerados pelo crescimento intensivo do transporte individual.
III – as estratégias voltadas para reduzir a crise do tráfego urbano concentraram-se na multiplicação de diversas obras, as quais desfiguraram a paisagem urbana, deterioraram áreas residenciais, parques e praças.
IV – novas infraestruturas de circulação geram seus próprios congestionamentos, e o automóvel, ícone da liberdade de deslocamento, torna-se símbolo das mazelas da vida urbana.
Estão corretas
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Resposta:

A alternativa correta é letra E

O modelo de transportes no Brasil, tanto de mercadoria como de pessoas, priorizou as rodovias e o transporte individual nas grandes cidades. A precarização do transporte público também foi motivo para a expansão do uso dos veículos individuais.
Além disto, as políticas públicas para solução de mobilidade urbana focaram na ampliação das vias, e construção de caminhos alternativos.
O resultado disto foi cidades congestionadas, maior número de acidentes, poluição do ar e ambiente urbano cada vez mais fragmentado pelas obras de mobilidade.
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