Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Segunda Guerra Mundial trouxe perdas nunca vistas ao continente europeu, como destruição de cidades, de meios de produção, a morte de milhões de pessoas, a reestruturação de territórios, entre outros aspectos. Isso demonstrava claramente uma Europa devastada. A fome, o desemprego e a falta de recursos para a reconstrução fizeram com que as pessoas questionassem o capitalismo e os partidos socialistas ganhassem cada vez mais adeptos. Temendo o crescimento do socialismo, principalmente na Europa Oriental, os Estados Unidos anunciam uma ação que ficaria conhecida como Doutrina Truman, nome do presidente que estava no poder naquele momento nos EUA. Assinale a alternativa que contém as diretrizes dessa ação dos EUA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra A. Política externa dos EUA, no intuito de fornecer ajuda financeira aos países leais ao capitalismo.

A Doutrina Truman foi uma estratégia dos Estados Unidos para conter o avanço do comunismo no mundo, especialmente na Europa, que estava devastada pela Segunda Guerra Mundial. O presidente Harry Truman anunciou, em 1947, que os EUA apoiariam as nações livres que resistissem à subjugação por forças armadas ou pressões externas, ou seja, que rejeitassem o domínio soviético. Para isso, os EUA ofereceram ajuda financeira, militar e diplomática aos países que aderissem ao sistema capitalista e se alinhassem aos interesses norte-americanos. Um dos principais instrumentos dessa política foi o Plano Marshall, que destinou bilhões de dólares para a reconstrução da Europa Ocidental. A Doutrina Truman marcou o início da Guerra Fria, o período de tensão e conflito indireto entre os EUA e a URSS, que durou até o final da década de 1980.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..