Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a charge abaixo.

Ainda no intuito de impedir que cada vez mais países da Europa se rendessem ao socialismo, os EUA iniciaram outro plano de auxílio econômico para as nações amigas do capitalismo. Por sua vez, a URSS criou uma ação nos mesmos moldes para amparar as nações que escolhessem se alinhar ao socialismo. Essas ações ficaram conhecidas como:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a letra B) EUA – Plano Marshall / URSS – COMECON.

O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos Estados Unidos para os países da Europa Ocidental que foram devastados pela Segunda Guerra Mundial. O objetivo era reconstruir as economias, fortalecer o capitalismo e evitar o avanço do comunismo na região. O plano foi anunciado pelo secretário de Estado norte-americano George Marshall em 1947 e durou até 1951. Os Estados Unidos investiram cerca de 13 bilhões de dólares no Plano Marshall, beneficiando 16 países europeus.

O COMECON (Conselho de Assistência Econômica Mútua) foi uma organização criada pela União Soviética em 1949 para integrar economicamente os países do Leste Europeu que estavam sob sua influência. O COMECON era uma resposta ao Plano Marshall e visava fornecer assistência técnica, financeira e comercial aos países socialistas. O COMECON também buscava promover o desenvolvimento industrial, agrícola e energético dos membros, bem como a cooperação científica e cultural. O COMECON foi dissolvido em 1991, após o fim da União Soviética.

A charge ilustra a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pela hegemonia na Europa no contexto da Guerra Fria. O homem de terno azul representa os Estados Unidos, que oferecem dinheiro aos países europeus para reconstruírem suas economias e se alinharem ao capitalismo. A sacola de dinheiro representa o Plano Marshall, que é sustentada por um palito e ameaçada por um fogo, simbolizando a fragilidade e o perigo do plano. A fila de pessoas representa os países europeus, que estão divididos entre aceitar ou recusar o Plano Marshall.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..