Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão “Guerra Fria”.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é a letra C

A expressão “Guerra Fria” se refere à disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS (socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto entre os dois países. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

As outras alternativas são falsas, pois:

  • A) A Guerra Fria não foi uma guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima frio. Na verdade, não houve uma guerra aberta e direta entre as duas potências, mas sim um conflito político, econômico e ideológico que se estendeu por todo o mundo. A expressão “fria” significa que não houve um confronto armado direto entre os dois países, mas sim uma série de ações indiretas, como propaganda, espionagem, corrida armamentista e espacial, e guerras por procuração travadas pelos substitutos.
  • B) A Guerra Fria não ocorreu na década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu uso de armas nucleares. Na verdade, a Guerra Fria durou de 1947 a 1991, e não houve uso de armas nucleares entre as duas potências, embora ambas tenham desenvolvido e acumulado arsenais nucleares. A única vez que armas nucleares foram usadas em uma guerra foi pelos EUA contra o Japão, em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial.
  • D) A Guerra Fria não foi uma disputa ideológica entre Alemanha e Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, a Guerra Fria começou após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os EUA e a URSS emergiram como as duas superpotências mundiais. A Alemanha foi derrotada na Segunda Guerra Mundial e foi dividida em quatro zonas de ocupação pelos aliados (EUA, URSS, França e Reino Unido). A Inglaterra foi um dos aliados dos EUA na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após a publicidade..