Continua após a publicidade..
(Álbum do DIP. Apud Sonia de Deus Rodrigues Bercito, Nos tempos de Getúlio.)
(Álbum do DIP. Apud Sonia de Deus Rodrigues Bercito, Nos tempos de Getúlio.)
O grosso das manifestações de fidelidade ao Estado Novo repousava (…) nos estivadores e nos operários das fábricas de tecidos de Bangu. Os estivadores porque (…) estavam sujeitos a um rígido controle policial e ministerial. As carteiras profissionais eram apreendidas até a terminação da parada e só podiam trabalhar no dia seguinte se tivessem passado pelo visto de comparecimento. Quanto aos operários de Bangu, todos conheciam o íntimo grau de relações entre seus patrões e o Estado Novo. Havia livro de ponto e punição aos faltosos. Um verdadeiro comboio de caminhões se encarregava de trazê-los e levá-los depois da “[manifestação] trabalhista espontânea” (…)
(Afonso Henriques, Ascensão e queda de Getúlio Vargas. Apud Nosso Século (1930-1945). Adaptado.)
Acerca da imagem e do texto, é possível perceber, respectivamente, durante o Estado Novo:
- A) o isolamento do ditador das massas populares; a determinação política dos trabalhadores mais politizados em apoiar o regime autoritário.
- B) que a propaganda oficial exaltava valores da liberdade; que apenas os trabalhadores com carteira profissional participavam das manifestações públicas.
- C) que havia importante respeito às diversidades regionais; que as manifestações de apoio ao Estado Novo só contavam com o apoio de trabalhadores com baixa qualificação.
- D) a defesa da formação militarizada da juventude; que apenas os sindicatos presentes nos atos políticos do Estado Novo podiam ter representação nas casas legislativas.
- E) o reforço da imagem paternal do presidente Vargas; que parcela das manifestações com a presença popular não representava a ação espontânea dos trabalhadores.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Apesar da regulamentação das leis trabalhistas e do incentivo aos sindicatos e cooperativas, Vargas obviamente não tinha absoluto apoio popular. Para garantir participação dos trabalhadores nos eventos públicos, o Estado Novo dispunha de mecanismos autoritários de controle, como o DIP, o DOPS, o incentivo ao peleguismo.
A imagem representa a aproximação entre Gatúlio Vargas da população, reforçando sua imagem patriarcal.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário