Continua após a publicidade..
Para possibilitar o translado da fábrica até a construção, o concreto precisa ser mantido em constante agitação. É por esse motivo que as betoneiras, quando carregadas, mantêm seu tambor misturador sob rotação constante de 4 rpm. Esse movimento só é possível devido ao engate por correntes de duas engrenagens, uma grande, presa ao tambor e de diâmetro 1,2 m, e outra pequena, de diâmetro 0,4 m, conectada solidariamente a um motor.
Na obra, para que a betoneira descarregue seu conteúdo, o tambor é posto em rotação inversa, com velocidade angular 5 vezes maior que a aplicada durante o transporte. Nesse momento, a frequência de rotação do eixo da engrenagem menor, em rpm, é
- A) 40.
- B) 45.
- C) 50.
- D) 55.
- E) 60.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Para resolvermos o problema, precisamos considerar a conservação da velocidade tangencial, supondo que não haja deslizamento entre as engrenagens no sistema de transmissão.
Para a engrenagem maior, temos uma frequência angular que é 5 vezes a frequência angular existente no processo de transporte, ou seja, uma frequência de 20 rpm. Substituindo na equação (e convertendo rpm. para Hz):
onde dividimos o o diâmetro por dois para obtermos o raio das engrenagens. Isolando a frequência menor, obtemos:
E portanto, a opção correta é a E.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário