Continua após a publicidade..
(UNIFOR CE/2016) – A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal.
Sobre o assunto, pode-se afirmar que
- A) trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
- B) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
- C) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.
- D) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.
- E) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E).
A Revolução Francesa foi um movimento que contestou o poder absoluto do rei, que governava sem limites e sem representação popular. Os revolucionários defendiam os princípios do liberalismo, que propunham a separação dos poderes, a soberania nacional, os direitos individuais e a livre iniciativa econômica. Assim, a Revolução Francesa marcou o advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.
As outras alternativas são incorretas, pois:
- A alternativa A) é falsa, pois a Revolução Francesa não foi o advento do Estado Absolutista, mas sim o seu fim, ao derrubar a monarquia e instaurar a república.
- A alternativa B) é falsa, pois a Revolução Francesa não surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época, mas sim aos privilégios da nobreza e do clero. O socialismo só surgiu no século XIX, como uma crítica ao capitalismo.
- A alternativa C) é falsa, pois o Estado Social não surgiu com a Revolução Francesa, mas sim no século XX, como uma forma de garantir direitos sociais e econômicos aos trabalhadores, diante das desigualdades geradas pelo capitalismo.
- A alternativa D) é falsa, pois o Estado Social não surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico, mas sim ao liberalismo econômico, que deixava os trabalhadores à mercê do mercado.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário