Continua após a publicidade..
(PUC-PR) Um músculo é um motor capaz de converter energia química em energia mecânica. É uma estrutura de natureza singular, pois nenhum motor artificial foi projetado com a incrível versatilidade de um músculo vivo.
- A) A fosfocreatina é uma molécula de reserva energética dos músculos, a qual, durante o exercício, fornece grupamentos fosfato de alta energia para o ADP ser convertido em ATP.
- B) Os músculos esqueléticos constituem a maior parte da musculatura corporal, inclusive estão presentes nas paredes dos vasos sanguíneos contraindo ou relaxando veias e artérias.
- C) Os músculos lisos apresentam no interior de suas células estruturas contráteis que se repetem, os sarcômeros, os quais compõem as miofibrilas.
- D) As células musculares cardíacas maduras têm grande capacidade mitótica para promover a regeneração das áreas lesionadas do miocárdio.
- E) A inervação no músculo liso pode ser voluntária ou involuntária.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
A fosfocreatina é uma molécula que armazena energia nos músculos esqueléticos e cardíacos. Ela doa um grupo fosfato de alta energia para o ADP, formando ATP, que é usado na contração muscular. Esse processo é rápido e ocorre na ausência de oxigênio.
As outras alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:
- A alternativa B) está errada porque os músculos esqueléticos são os que se ligam aos ossos e são controlados voluntariamente. Os músculos que estão presentes nas paredes dos vasos sanguíneos são os músculos lisos, que são controlados involuntariamente.
- A alternativa C) está errada porque os músculos lisos não apresentam sarcômeros, que são as unidades funcionais das miofibrilas. Os músculos lisos têm uma organização diferente das proteínas contráteis, que formam filamentos finos e grossos que se entrelaçam.
- A alternativa D) está errada porque as células musculares cardíacas maduras têm pouca ou nenhuma capacidade mitótica, ou seja, não se dividem. Por isso, as áreas lesionadas do miocárdio não se regeneram, mas são substituídas por tecido cicatricial.
- A alternativa E) está errada porque a inervação no músculo liso é sempre involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. O músculo liso é controlado pelo sistema nervoso autônomo, que regula as funções vitais, como a pressão arterial, a digestão e a respiração.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário