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(Fuvest 2019 – 1ª fase) Os grandes aviões comerciais voam em altitudes onde o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é baixa. Devido a isso, eles têm o seu interior pressurizado em uma pressão igual à atmosférica na altitude de 2.000 m. A figura mostra o gráfico da pressão atmosférica em função da altitude.

A força, em N, a que fica submetida uma janela plana de vidro, de 20 x 30 cm²  , na cabine de passageiros na altitude de 10.000 m, é, aproximadamente,

Resposta:

A alternativa correta é letra D)

A resultante overrightarrow{F_r} sobre a janela é composta por duas forças, overrightarrow{F}_{interna} e overrightarrow{F}_{externa}, geradas pela pressão que o ar exerce interna e externamente, respectivamente.

Uma pressão P, agindo sobre uma superfície de área A, exerce uma força overrightarrow{F} de magnitude F=PA. Portanto, adotando como referencial positivo a direção de dentro para fora do avião, temos que:

F=F_{interna}-F_{externa}=(P_{interna}-P_{externa})A_{janela},

onde P_{interna} e P_{externa} são as pressões no interior e no exterior do avião, respectivamente, e A_{janela} é igual à área da janela do avião.

Do enunciado, temos que P_{interna}=P_{atm_{2000}} e P_{interna}=P_{atm_{10000}}, onde P_{atm_{2000}} e P_{atm_{10000}} são as pressões atmosféricas nas altitudes de 2.000 e 10.000 metros, respectivamente. Portanto, 

F=(P_{atm_{2000}}-P_{atm_{10000}})A_{janela}

Inspecionando o gráfico fornecido, percebemos que:

 P_{atm_{2000}} approx 8times10^4Pa

P_{atm_{10000}} approx 2,4times10^4Pa

Portanto, como A_{janela}=20times30=600cm^2=0,06m^2, temos que:

Fapprox(8times10^4Pa -2,4times10^4Pa)times0,06m^2=3200N

 

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